Coimbra

“O Que Leva a Levada” leva alunas da Universidade de Harvard a Benfeita

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-07-2018

A Escola Superior de Design da Universidade de Harvard (EUA) promove anualmente um concurso para que os seus alunos possam obter Bolsas Internacionais de Serviço Comunitário.

PUBLICIDADE

Em 2018, as alunas de mestrado em design e arquitetura paisagista, Ines Benitez Gomez e Melissa Naranjo, foram duas das contempladas e desenvolveram o seu projeto comunitário no concelho de Arganil.

PUBLICIDADE

As alunas da Universidade de Harvard estiveram instaladas durante 6 semanas na Aldeia do Xisto da Benfeita para implementarem o projeto “Terraced landscapes: Retrofitting agricultural communities affected by wildfires in Portugal”, que tem como objetivo estudar o papel multifuncional dos socalcos, quer a nível da proteção de riscos ambientais, quer ao nível do seu valor sociocultural e económico.

Para além do estudo sobre a rede de socalcos na freguesia da Benfeita, as alunas estarão também em contacto direto com a população local de forma a poderem reportar a perceção das populações relativamente aos incêndios que ocorreram no passado Outubro. Como resultado, as alunas irão apresentar o trabalho desenvolvido numa exposição que se realizará na Benfeita, de 27 a 29 de julho. Para além, da exposição denominada “Os socalcos, património e paisagem viva”, as alunas irão também apresentar o “Almanaque da Benfeita”.

PUBLICIDADE

publicidade

A ideia deste projeto foi desenvolvida em resultado da colaboração entre o Município de Arganil e Sílvia Benedito da Universidade de Harvard, que após os incêndios de outubro de 2017, foi sendo estabelecida no sentido de definir ações específicas na área do ordenamento do território e na identificação das suas potencialidades. A Junta de Freguesia de Benfeita, o Centro Social e Paroquial da Benfeita e o CLDS3G Arganil estão também envolvidos na implementação deste projeto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE