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O que faz de Portugal “melhor destino do mundo não será infetado”  

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-07-2020

  Os “melhores e maiores ativos” de Portugal, aquilo que distingue o país “enquanto melhor destino turístico do mundo, por três anos consecutivos, não será infetado pela covid-19”, acredita a secretária de Estado do Turismo.

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Esses ativos – “a paisagem, a gastronomia, as gentes” – “vão ficar e perdurar”, antecipa Rita Marques, em declarações à Lusa, por telefone, a dias de participar num debate organizado conjuntamente pelas agências de notícias portuguesa Lusa e espanhola Efe sobre o impacto da pandemia no setor do turismo.

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“Evidentemente que, para que esses ativos continuem a poder ser explorados no futuro, precisamos de manter os postos de trabalho e preservar a capacidade produtiva das empresas”, realça a governante.

É isso – assegura – que o Governo tem tentado fazer, tendo identificado, logo no início da pandemia, “a necessidade de lançar um pacote de medidas” e, num segundo momento, tendo reforçado ou renovado algumas dessas medidas.

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“Estamos a desenhar novos instrumentos para os setores mais impactados, destacando-se, entre estes, o setor do turismo”, aponta Rita Marques.

“Para que, assim que a retoma possa acontecer, com força, como desejamos, não sei se é nos próximos dias, nos próximos meses, ou no próximo ano, tenhamos a nossa capacidade produtiva preservada e possamos responder”, frisa.

As recentes restrições de alguns Estados às viagens para Portugal – com destaque para o Reino Unido – “vieram agudizar uma situação já de si difícil”, assinala.

“As nossas projeções para a atividade turística são agora mais penalizadoras. Há um mês, tínhamos a perspetiva de uma quebra de atividade na ordem dos 50% e podemos estar, nesta altura, a encarar reduções de valor bem superior”, admite.

“A situação é especialmente difícil, não há como negar”, reconhece.

O impacto da covid-19 no turismo é o tema do primeiro debate organizado conjuntamente pelas agências Lusa e Efe, hoje e na quinta-feira, no âmbito do fórum virtual EURAGORA, financiado pelo projeto-piloto europeu Stars4Media, que pretende apoiar a inovação no setor dos media, através da formação e da cooperação transfronteiriça dentro da União Europeia.

Os debates – que serão transmitidos através de uma plataforma ‘online’ conjunta e das redes sociais de ambas as agências – resultam de uma parceria inédita entre a Lusa e a Efe e juntarão organizações internacionais, comissários europeus, ministros e responsáveis regionais e locais dos dois países, e associações do setor do turismo e dos consumidores.

A abordagem ao tema assenta em dois grandes tópicos: “Segurança, o que esperam os consumidores, como respondem indústria, governos, União Europeia?” (hoje, às 10:00 de Lisboa) e “Reinvenção e oportunidades: sol e praia/urbano e cultural/turismo rural” (dia 16 de julho, às 10:00 de Lisboa), ambos em https://www.youtube.com/user/AgenciaLusaTV; https://www.facebook.com/AgenciaLusa.

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