Cidade

“O património partilhado: entre a Regra e a Parada” no Convento de Santa Clara-a-Nova

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-05-2018

 

PUBLICIDADE

A 19 de Maio, pelas 21:00, e para assinalar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, a Direção de História e Cultura Militar, a Associação Apojovi e o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes vão organizar, com o apoio da Confraria da Rainha Santa Isabel, da Brigada de Intervenção, e de outras entidades, uma visita noturna aos espaços do Convento de Santa Clara-a-Nova, que inclui a área à guarda do Exército, onde estiveram instalados os extintos Batalhão de Serviço de Saúde e Museu Militar de Coimbra.

A parte militar será percorrida à luz de lanterna, pelo que se pretende que seja mais uma descoberta que uma visita convencional.

PUBLICIDADE

publicidade

O enquadramento será feito por sócios da Liga dos Combatentes, antigos militares das unidades que ocuparam o espaço, que exporão as características da reocupação e reaproveitamento do espaço pelo Exército, bem como as suas próprias experiências e vivências no local.

Envolve um percurso pelos campos, visionamento da cisterna, entrada pelo torreão norte, dormitórios, refeitório, saída pelo torreão sul e entrada no local do antigo Museu Militar.

PUBLICIDADE

Os espaços do adro, igreja e coro baixo serão comentados por jovens historiadores da arte, formados na Universidade de Coimbra. O adro será palco de uma análise urbanística da cidade de Coimbra, na igreja será feito um sumário da História do monumento e no coro baixo assistir-se-á a uma análise escultórica do túmulo medieval da Rainha Santa Isabel.

O evento terminará por volta das 23:00, no claustro do convento, com a atuação do Coro Vox Aetherea.

A iniciativa é gratuita e não carece de inscrição prévia. A organização recomenda que os participantes usem calçado para caminhar e levem lanterna.

O ponto de encontro é às 21h00, no largo da Igreja da Rainha Santa Isabel, de onde os visitantes serão encaminhados para o local onde será oferecido o café.

“Entendemos que o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus seria uma efeméride adequada para um conjunto de instituições organizarem uma visita a um espaço que nunca foi mostrado à cidade, na sua forma integral, e muito menos à noite. Proporemos uma perceção sensorial completamente diferente: descobrir o mosteiro em bloco e, na parte militar, recorrendo apenas a lanternas e ao depoimento de quem ali foi ator em primeira pessoa. O adro, a igreja e o coro baixo, já devidamente iluminados, serão enriquecidos por breves comentários de jovens historiadores da arte e o claustro por um momento musical.” – explica o alferes Diogo Teixeira Dias, da Direção de História e Cultura Militar.

“O tema do Dia Internacional dos Museus, no ano de 2018, remete justamente para a hiperconectividade e para uma nova abordagem aos espaços na relação com o público. Criaremos uma oportunidade de visita para todas as pessoas, e particularmente para que os cidadãos que fizeram a sua inspeção militar no Batalhão de Serviço de Saúde revisitem as suas memórias. Para além disso, o convento já albergou o extinto Museu Militar de Coimbra de um lado, e mantém doutro um espólio de arte sacra e arte religiosa singulares – tudo isto será mostrado na sua visão de conjunto.” – conclui Teresa Monteiro, coordenadora do “Roteiro Monástico de Coimbra”.

“A Associação Apojovi e a Aposenior encaram o património como núcleo de excelência para a promoção dos contactos intergeracionais, bem como para a criação de sinergias entre instituições. A base da organização deste evento, da mesma forma que a criação do Roteiro Monástico, foi justamente isso: diálogo e sinergias” – refere Sílvia Gameiro, psicóloga, atualmente Diretora da Associação Apojovi e da Aposenior.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE