Desporto

O “nosso” Sérgio Conceição foi hoje eleito melhor treinador da I Liga

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-07-2022

Sérgio Conceição, campeão pelo FC Porto, foi hoje eleito melhor treinador e futebolista da edição 2021/22 da I Liga, na cerimónia do sorteio das competições profissionais de 2022/23, no Porto.

PUBLICIDADE

O técnico, de 47 anos, bateu Ricardo Soares (Gil Vicente) e Rúben Amorim (Sporting) na votação efetuada pelos seus homólogos e ‘capitães’ dos 18 clubes primodivisionários, ao passo que o avançado internacional uruguaio, de 23 anos, que já estava englobado na equipa do ano, suplantou Ricardo Horta (Sporting de Braga) e Vítor Ferreira (FC Porto).

Sérgio Conceição, natural de Ribeira de Frades, Coimbra, recebeu o prémio ‘Vítor Oliveira’ pela terceira ocasião, após 2017/18 e 2019/20, épocas em que também conduziu os ‘dragões’ à conquista do título nacional, sucedendo a Rúben Amorim, vencedor do mesmo galardão em 2020/21 pelos ‘leões’.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estou cá para receber o prémio, mas podiam estar 60 pessoas que trabalham no [centro de estágios do] Olival diariamente e que permitiram conquistar este título tão saboroso e apetecível. Se foi o campeonato que deu mais prazer? Ganhar dá-me sempre prazer e todos os títulos são diferentes. O primeiro foi muito importante por tudo aquilo que o FC Porto vivia naquele momento, não só a nível desportivo, mas também pelas dificuldades financeiras, que continua a ter”, expressou o técnico, numa reação à distinção recebida.

Além da vitória em pleno Estádio da Luz ante o Benfica (1-0), à 33.ª e penúltima ronda, com um golo do defesa nigeriano Zaidu, aos 90+4 minutos, que ‘selou’ o 30.º título dos ‘dragões’, Sérgio Conceição lembrou a reviravolta na casa do Estoril Praia (3-2), à 17.ª.

PUBLICIDADE

“Conheço a forma determinada e ambiciosa como os meus jogadores trabalham e esse jogo foi a confirmação disso, mas também percebi que iríamos ter muitos desafios pela frente. Tínhamos o mercado de janeiro a aproximar e não nos podemos esquecer que saíram três jogadores importantíssimos, que foram só os últimos melhores jogadores da nossa Liga, como [Jesús] Corona, Sérgio Oliveira e Luis Díaz. [O título] É um trabalho principalmente dos jogadores e das pessoas que trabalham com esta equipa técnica, composta por gente muito competente e que dá diariamente o seu melhor”, adicionou.

Os prémios individuais relativos à última edição da I e II Ligas foram entregues durante a cerimónia ‘Kick-Off 2022/23’, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, marcada igualmente pelo sorteio do calendário dos dois campeonatos profissionais para 2022/23.

Na próxima época vai iniciar o ‘Talent Legends’, diversificado programa de eventos que visará reconhecer jogadores e treinadores com impacto nas duas principais provas sob alçada da LPFP, em simultâneo com a primeira edição do circuito nacional de ‘Legends’.

 

Lista de premiados:

– Melhor futebolista da I Liga: Darwin Núñez (Benfica).

– Melhor futebolista da II Liga: Guga (Rio Ave).

– Melhor treinador da I Liga: Sérgio Conceição (FC Porto).

– Melhor treinador da II Liga: Filipe Martins (Casa Pia).

– Melhor jogador jovem da I Liga: Vítor Ferreira (FC Porto).

– Melhor jogador jovem da II Liga: Henrique Araújo (Benfica B).

– Jogador mais disciplinado da I Liga: Odysseas Vlachodimos (Benfica).

– Jogador mais disciplinado da II Liga: Mika (Académica).

– Equipa mais disciplinada da I Liga: Benfica.

– Equipa mais disciplinada da II Liga: Trofense.

– Golo do ano da I Liga: André Silva (Arouca).

– Golo do ano da II Liga: Fábio Fortes (Académica).

– Prestígio: Tiago Craveiro.

– Mérito Fundação Liga Portugal e Santa Casa Misericórdia de Lisboa: Fundação Benfica.

– Parceiro Oficial: Bwin.

– Media Partner: SIC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE