Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

O nobre de Castelo Rodrigo que marcou a história portuguesa serve de mote para três dias de festa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-08-2019

“Cristóvão de Moura Herói ou Vilão” é o tema da festa do Ciclo “12 em Rede” na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que decorre de 6 a 8 de setembro.

PUBLICIDADE

A história do controverso nobre de Castelo Rodrigo é recordada em três dias repletos de alegria e animação.

Filho de Luís de Moura, Alcaide-mor da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, e de sua esposa, Brites de Távora, Cristóvão de Moura foi um dos apoiantes do domínio espanhol em Portugal, durante a Dinastia Filipina. A proximidade com a coroa valeu-lhe o título de Conde de Castelo Rodrigo, atribuído por D. Filipe I, em 1594, e de Marquês de Castelo Rodrigo, por D. Filipe II, por carta de 29 de janeiro de 1600.

PUBLICIDADE

publicidade

Vice-rei de Portugal de 1600 a 1603, e de 1608 a 1612, mandou edificar o palácio de Castelo Rodrigo, hoje em ruínas, o ex-libris daquela Aldeia Histórica.

Se por um lado é considerado um traidor por apoiar o soberano espanhol, por outro foi quem garantiu que Portugal mantivesse a autonomia institucional (respeito pelos usos e costumes, privilégios e liberdades concedidas por anteriores reis portugueses; criação de um Conselho de Portugal e convocação de cortes em território português e o uso da língua portuguesa em documentos oficiais), autonomia económico-financeira (manter o comércio nos moldes em que decorria com territórios descobertos e a descobrir; cunhar moeda e abolição de “portos secos” e livre circulação de bens entre Castela e Portugal) e autonomia de representação honorífica (governo próprio com representação por vice-rei e representação das armas reais portuguesas no estandarte da coroa).

PUBLICIDADE

É a sua herança, e a forma como marcou a História do nosso país e de Castelo Rodrigo, que vai inspirar a festa do Ciclo “12 em Rede” naquela Aldeia Histórica, que decorre de 6 a 8 de setembro, com o tema “Cristóvão de Moura Herói ou Vilão”.

Com um programa repleto de teatros de rua, jogos em família, visitas guiadas, workshops gastronómicos e provas de vinho, a festa “Cristóvão de Moura Herói ou Vilão” promete levar habitantes e visitantes numa inesquecível viagem no tempo pela História portuguesa.

A festa “Cristóvão de Moura Herói ou Vilão” é ainda uma excelente oportunidade para conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo em todo o seu esplendor, assim como as suas tradições, produtos regionais e as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento. 

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, Associações e Agentes económicos locais.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com