Coimbra

O Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho está mais doce!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-03-2019

A Câmara de Montemor-o-Velho promove o arroz do Baixo Mondego e a lampreia durante dez dias, num festival em que o município iniciará também um caminho para a afirmação do arroz doce.

PUBLICIDADE

Entre sexta-feira e o dia 24, este município do distrito de Coimbra promove o Festival do Arroz e da Lampreia, num recinto com mais de três mil metros quadrados de área, onde haverá animação, tasquinhas e mostra de produtos endógenos e doçaria local.

PUBLICIDADE

publicidade

Com o certame, a autarquia pretende “promover o arroz carolino e a lampreia do Baixo Mondego”, que em Montemor-o-Velho é confecionada “com uma receita própria”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na conferência de imprensa de apresentação do evento, salientando que o festival é um momento para “colocar Montemor no mapa” e afirmar a gastronomia do concelho.

A grande novidade da edição deste ano será a “Maratona do Arroz Doce”, com doze horas de confeção ininterrupta, no sábado, entre as 12:00 e as 00:00, anunciou.

PUBLICIDADE

Para Emílio Torrão, esta iniciativa assinala o início de um caminho que o município quer trilhar para a afirmação do seu arroz doce, feito com arroz carolino do Baixo Mondego e leite de vaca da Gândara.

O recinto vai contar com 17 espaços de mercado, 13 espaços de artesanato, quatro tasquinhas e sete espaços de bar e petisqueira, para além de uma zona de cozinha ao vivo.

Entre 18 e o dia 21, a lampreia só é servida nas tasquinhas mediante encomenda.

Durante todo o mês, há seis restaurantes aderentes ao festival, que proporcionam pratos típicos da região.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE