Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

O espelho da cidade

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 24-07-2013

[flagallery gid=105 name=Gallery]

PUBLICIDADE

Dando continuidade às ações previstas no Plano Municipal para a Cidadania e Igualdade (na vertente da violência comunitária), que tem como foco de intervenção o recurso à arte como instrumento conciliador entre o espaço físico e a comunidade, do qual o 1º Festival do Croché Social faz parte, foram realizadas duas novas intervenções de arte urbana que tiveram com mote inspirador os azulejos de Portugal (Avenida Fernão de Magalhães) e as suas tradições (na Rua Direita).

Assim, na Rua Direita, recorrendo ao azulejo tradicional outrora produzido pelas fábricas de Coimbra, foram reproduzidas numa fachada figuras ilustrativas das tradições de Portugal e especificamente da cidade de Coimbra. Nesta intervenção, utilizaram-se os próprios pedaços de azulejos que juntos configuram num painel que faz recordar o que de mais simples a nossa cidade tem. O projeto artístico foi concebido pela artista Tatiana Santos e realizado pela própria comunidade que de forma espontânea participou na sua concretização. Importa salientar a forte ligação não só entre as pessoas (residentes, artistas, turistas, Instituições, pessoas em situação de exclusão social, comerciantes locais) como entre estas e o próprio espaço que ajudaram a recriar.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Avenida Fernão de Magalhães, junto à Loja do Cidadão, as pessoas que ali passam, vão confrontar-se de forma surpreendente com outra intervenção de arte urbana que tem como fonte inspiradora, o azulejo tradicional de Portugal, mas que, desta vez, o artista recorreu à técnica do stencil para o recriar. No referido espaço, encontra-se ainda, um pedaço de chão revestido a restos de azulejos que foram recriados na fachada adjacente, que deu origem ao processo criativo do artista Diogo Machado aka Add Fuel. Trata-se, assim, de uma intervenção artística com forte ligação afetiva ao espaço onde a mesma se encontra. A conjugação entre o referido artista, o Wool I Covilhã Urban Art Festival, o Município de Coimbra e o potencial que estes espaços guardam na sua história tradicional, resultaram numa feliz relação entre a arte, o espaço e a comunidade. “TEM SEMPRE ENCANTO” é a mensagem que este novo mural pretende passar como forma de preservar o que de mais rico uma cidade/pessoa tem.

Informação e imagens: CMC

PUBLICIDADE

Título: NDC

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com