Coimbra

O disco “SOLTO” de João Farinha elogiado pela crítica na Holanda

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-05-2021

Lançado no final de 2020, o novo álbum de João Farinha “SOLTO”, fadista do Fado Ao Centro, foi recentemente elogiado pelo musicólogo e crítico musical holandês especializado em World Music, Rik van Boeckel. 

PUBLICIDADE

Segundo Rio van Boeckel, João Farinha “importante representante do fado de Coimbra dá o próximo passo no seu desenvolvimento e é também inspirado na pop e no jazz”. Afirma ainda que “SOLTO” se trata de “uma bela sequela da estreia de Farinha. A saudade pode ser leve em tom – não falha em nada.” O especialista recorda ainda a atuação de João Farinha com o Fado Ao Centro no início de março de 2020, em Schipluiden, esperando voltar a assistir a concertos do músico e do seu grupo nos Países Baixos, assim que a crise da covid-19 passar.

No artigo Rik van Boeckel refere “depois do belo primeiro SIM (2018) e de um contributo para o álbum ao vivo Fado Ao Centro (2020), este importante representante do fado de Coimbra dá o próximo passo no seu desenvolvimento e é também inspirado na pop e no jazz. No entanto, o fado de Coimbra continua a ser a base para Farinha, cuja voz barítona profunda soa tão bem como em Sim”. (…)

PUBLICIDADE

publicidade

Rik van Boeckel acrescenta ainda que “lindo é também a adição de um coro infantil em Embalando o Menino. Farinha escreveu ele próprio muitas das letras, mas contou igualmente com José Rebola que assinou a letra da faixa título e letras populares para Vira dos Desamores e Fado Estudantina. Este último refere-se ao facto de Coimbra ser uma cidade estudantil onde os estudantes escrevem fados para impressionar as suas amadas. Em suma, uma bela sequela da estreia de Farinha. A saudade pode ser leve em tom – não falha em nada. Recordando a sua atuação no início de março de 2020, em Schipluiden, espero vê-lo a ele e ao seu grupo de volta ao nosso país depois da crise corona ou então em Coimbra, uma das minhas cidades portuguesas favoritas”.

Veja aqui a música Pepa de João Farinha com Tiago Nogueira

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE