O Sexo e a Cidade

O Chico da Lena a volta a ir a caminho de Viseu

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 22-01-2014

jornal do centroFrancisco Rebelo dos Santos volta a um lugar onde não foi feliz em termos empresariais. O quadro do grupo Lena faz nova tentativa de relançar o Jornal do Centro, de Viseu, onde amanhã vai formalizar um acordo com João Rebelo Cotta  e João Paulo Rebelo para tomarem conta da publicação onde o conglomerado de Leiria perdeu imenso Euros.

PUBLICIDADE

O Sexo e a Cidade não sabe se mais esta tentativa de relançamento do semanário implica a mudança de nome de Centro para Centrão, pois os novos sócios do jornalista de Leiria são figuras cimeiras do PSD e do PS viseenses.

João Rebelo Cotta é o 1º secretário da Assembleia Municipal de Viseu, eleito pelo PSD, partido que continua a liderar a Câmara através de Almeida Henriques.

PUBLICIDADE

publicidade

Curiosamente, Cotta lidera a Associação Industrial da Região de Viseu, entidade que já foi presidida pelo autarca que deixou o governo para suceder a Fernando Ruas.

João Paulo de Rebelo é vereador eleito pelo PS na Câmara Municipal de Viseu (CMV), nº 2 do derrotado José Junqueiro, o deputado que ocasionalmente é porta-voz dos socialistas.

PUBLICIDADE

A Sojormedia vendeu o semanário Jornal do Centro em Junho de 2011,  depois de ter comprado a maioria do capital a  José Agostinho, dono de várias empresas de publicidade (CELEUMA, PUC…) com negócios com entidades (AIRV, CEC…) que estão ou estiveram ligadas ao actual presidente da CMV.

A venda ocorreu na sequência da pressão exercida pelos credores do Grupo Lena, que exigiram a saída dos leirienses da área dos media, onde estavam a perder muito dinheiro, pois a estratégia de Francisco Rebelo dos Santos para o tornar o maior grupo de imprensa regional tinha fracassado.

A Lena Comunicação explicou que a venda “surge no contexto de reestruturação em curso”  do Grupo Lena para o sector da dos media.

Assim, a  empresa O Centro Lda, editora do Jornal do Centro passou a ser detida pelo Grupo SHI (School House International) SGPS, SA e pela KPR – Gestão, Consultoria e Intermediação, Lda, sem experiencia na comunicação social

Na cidade de Viriato, o grupo Lena também chegou a deter a Rádio NoAr, emissora que tinha comprado a um padre da Guarda, que depois foi obrigada a vender por tostões a Acácio Marinho, um empresário do Norte, que depois a revendeu por  milhões ao grupo que detém a Rádio Renascença.

Os compradores não conseguiram voltar a impor o jornal que já foi uma referência na capital da Beira Alta e anunciaram mais uma remodelação no final de 2013, que parece não ter produzido grandes efeitos, pois já anuncia novo preojecto para o dia dos namorados. A ver vamos se chega ao casamento…

Em actualização

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE