Cidade

Nuno Silva fala da Canção de Coimbra no Núcleo da Guitarra e do Fado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-04-2017

O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (situado na Torre de Anto) recebe hoje, dia 26 de abril, a partir das 18:30, o cantor Nuno Silva , para uma conversa informal, de cerca de 45 minutos, na qual dará testemunho do seu tempo de inclusão estudantil na Canção de Coimbra, do seu contributo, assim como da sua análise aos tempos atuais, abrindo-se de seguida um breve período de discussão e troca de ideias entre o convidado e o público presente.

PUBLICIDADE

nuno silva

Nuno Silva, natural de Viseu, veio estudar para a Universidade de Coimbra, frequentando o curso Engenharia Eletrotécnica e ingressando no Orfeon Académico de Coimbra, onde descobriu o gosto pelo Canto. No Conservatório de Música de Coimbra, iniciou os seus estudos de Canto com a professora Cristina Aguiar, prosseguindo com a professora Isabel Melo e Silva e realizando exame final de Canto, com 19 valores.

PUBLICIDADE

Desde 1998 que se dedica à Canção de Coimbra, tendo atuado nas mais variadas salas de Portugal e estrangeiro. Participou em vários concursos de canto, nomeadamente, Concurso Luisa Todi, Concurso Broadway/ Diário de Coimbra, em que alcançou o 2.º lugar, e no programa de televisão “Chuva de estrelas”, em 1999, no qual atingiu o 4.º lugar na final nacional.

Como cantor interpretou os mais variados papéis em óperas, tais como o papel de Aeneas na ópera “Dido e Aeneas” e o papel de Orfeu, na ópera “Orfeu e Euridice”. No ano 2000, integrou o grupo de fados “Romance”, realizando inúmeros espetáculos em Portugal e estrangeiro,nomeadamente a participação em festivais na Corunha – “Festival Pulso e Pua”, festival FIMU, em França, e Festival Internacional de Musica e Folclore, na Ucrânia.

PUBLICIDADE

publicidade

Colaborou em várias ocasiões com a Estudantina Universitária de Coimbra, arrecadando vários prémios de solista em festivais nacionais. Foi membro fundador do coro masculino Schola Cantorum, da Secção de Fado da AAC. É membro do Coro dos Antigos Orfeonistas, do Orfeon Académico de Coimbra e sócio do Centro Cultural e Casa de Fados àCapella. É, desde 2013, professor de Canto, na Escola de Música dos Antigos Orfeonistas.

Ao longo dos anos tem participado em diversos projetos discográficos, que têm permitido divulgar e promover a canção de Coimbra. De entre esses projetos destacam-se a idealização do “Baladas dos Anos 90” – AAC – Secção de Fado (2000), o CD duplo “Romance-canção e guitarra de Coimbra”, lançado no âmbito de Coimbra Capital da Cultura (2003), o CD “Cantar Coimbra 2” do Coro dos antigos Orfeonistas de Coimbra e Orquestra clássica do Centro (2008), o CD duplo “100 Anos do Fado” do Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra (2008), o CD “Acapella” Fados de Coimbra (2009), o CD “Cordis 2” – interpretação de um tema cantado – “Hora de Nós” (2014), o DVD Cordis, com interpretação de temas cantados (2015), o CD (des)Encontros – Fernando Marques Ensemble (2017)

O acesso à iniciativa é livre, ainda que condicionado à lotação do miniauditório da Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra.

MUSEU DO FADO

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) iniciou, no passado dia 29 de março, um novo ciclo de palestras, denominado “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”, no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra. Trata-se do segundo ciclo dedicado a esta relevante temática, depois do sucesso obtido com o primeiro ciclo, intitulado “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”. O ciclo “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos” decorrerá até ao próximo mês de novembro, à exceção do mês de agosto, sempre na última quarta-feira do mês, às 18h30.

Depois de 26 de abril, a calendarização do ciclo de palestras “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos” para a temporada 2017 é a seguinte: 31 de maio – António Vicente (Guitarra de Coimbra – anos 80); 28 de junho – João Moura (Guitarra de Coimbra – anos 70/80); 26 de julho – Fernando Monteiro (Guitarra de Coimbra – anos 70/80); 27 de setembro – Ricardo Dias (Guitarra de Coimbra – anos 90); 25 de outubro – José Rabaça (Guitarra de Coimbra – anos 80); 29 de novembro – Luís Alvéolos (Cantor – anos 90).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE