Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Nuno Moita venceu as eleições para a distrital de Coimbra do PS

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-07-2020

  O presidente da autarquia de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, venceu hoje as eleições para a federação distrital de Coimbra do PS, derrotando o antigo deputado João Portugal, disseram fontes partidárias.

PUBLICIDADE

Embora os resultados finais ainda não estejam apurados em número total de votos, Nuno Moita disse à agência Lusa ter alcançado uma vitória “expressiva”, com cerca de 62% dos votos contra 38% de João Portugal, triunfando em 11 dos 17 concelhos do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O candidato vencedor destacou, por outro lado, ser “digno de registo” a afluência às urnas de cerca de 2.500 dos 4.300 militantes socialistas em condições de exercer o seu direito de voto – uma “votação muito forte que só dignifica o PS” – numa altura em que o país se vê confrontado com uma “nova normalidade” face à pandemia de covid-19 e num período de verão.

“Agora temos de olhar para o futuro, para a ambição do Partido Socialista e para o objetivo principal que são as autárquicas” de 2021, afirmou.

PUBLICIDADE

Para Nuno Moita, face à situação da pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos “vão ter de se reinventar, quer nas campanhas, quer nas suas propostas”.

De acordo com o novo líder distrital, a pandemia de covid-19 “trouxe uma importância maior da presença do Estado na sociedade” que o Partido Socialista “com o seu ideário social-democrata deve acompanhar”, argumentou.

Por outro lado, as campanhas eleitorais para as autarquias locais, muito baseadas no trabalho de proximidade “terão algumas diferenças, porque a proximidade física está mais limitada”, advogou Nuno Moita.

Já João Portugal, o candidato derrotado, situou a votação da sua lista em 40% contra 60% da liderada por Nuno Moita.

“Obviamente não foi o resultado que esperávamos. Quero dar os parabéns ao candidato vencedor e espero que tenha um projeto diferente daquele que foi seguido nos últimos oito anos. Vamos ser uma oposição construtiva mas atenta”, alegou João Portugal.

Quanto aos resultados a nível concelhio, os dados de ambas as listas são idênticos: Nuno Moita venceu em 11 municípios (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Vila Nova de Poiares) e João Portugal nos restantes seis (Figueira da Foz, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho e Tábua).

Ouvido pela Lusa, Pedro Coimbra, o deputado e líder distrital que agora termina o seu último mandato disse que Nuno Moita “ganhou por muitos” votos de diferença o ato eleitoral que decorreu hoje entre as 16:00 e as 20:00.

“Ganhou por uma margem muito confortável nas maiores estruturas concelhias como Coimbra, Penacova, Soure ou Condeixa-a-Nova”, acrescentou.

Pedro Coimbra, que apoiou a candidatura vencedora, manifestou-se “satisfeito” pela vitória de Nuno Moita, eleito para um mandato de dois anos, até 2022,.

O agora líder distrital cessante enalteceu a “tranquilidade e absoluta normalidade” com que o ato eleitoral decorreu, “também com o cumprimento integral das regras” sanitárias, no que à utilização de máscaras de proteção, desinfetante de mãos e distanciamento social disse respeito, endereçando os parabéns a ambos os candidatos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com