Nuno Amado partilhou emoções na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-01-2018

 

PUBLICIDADE

A primeira sessão das 5as de Leitura de 2018 realizou-se no passado dia 25 de janeiro, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, com o escritor Nuno Amado e a editora Maria do Rosário Pedreira, numa conversa moderada pelo Presidente da Autarquia, João Ataíde.

DSC_7736 - Daniel Godinho

PUBLICIDADE

Nuno Amado, psicólogo, psicoterapeuta e professor universitário é autor de livros de divulgação científica  como “Diz-me a Verdade sobre o Amor” e “Ups! Já Fiz Asneira Outra Vez”, ambos publicados pela Oficina do Livro.

Estreou-se na ficção em 2012 com “À espera de Moby Dick”, a que se seguiu em 2015 “Manual de Felicidade para Neuróticos” e, em 2018, o romance finalista do Prémio LeYa, “Parem Todos os Relógios”, apresentado em primeira mão nesta sessão literária na Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

publicidade

«A vantagem da não-ficção sobre a ficção é que, mesmo que eu seja desinteressante, a realidade não o é», afirmou Nuno Amado, em resposta a Maria do Rosário Pedreira, sobre a transição da literatura de pendor científico para a do romance. 

Numa conversa que versou sobretudo sobre emoções – «o tipo de leitura que mais me fascina é a que vai ao interior das pessoas», partilhou a certa altura -, o amor teve lugar de destaque. «Existe amor à primeira vista?», perguntaram-lhe. «Existe, não são todos, e não sei se é bom ou mau, mas existe, para algumas pessoas, essa sensação de suspensão do tempo, em que os relógios param…», ilustrou.

Em fevereiro, dia 15, as 5ªs de Leitura recebem Francisco Moita Flores e a sua editora, Marta Ramires, para uma conversa com os leitores à volta de «O Mensageiro do Rei», o mais recente livro do autor, editado pela Casa das Letras – LEYA.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE