Saúde

Número de médicos pode não ser suficiente para a quantidade de ventiladores que está a chegar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-04-2020

O número de médicos intensivistas pode não ser suficiente para a quantidade de ventiladores que está a chegar a Portugal, admitiu hoje o presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19.

PUBLICIDADE

João Gouveia, que esteve presente na conferência diária sobre a pandemia de covid-19 em Portugal, garantiu, no entanto, que existem condições para formar outros profissionais, se for necessário, para assegurar o tratamento dos doentes que necessitem de ventilação invasiva.

PUBLICIDADE

“Podemos não ter, em número individual, médicos suficientes para poder tratar todos os doentes, mas está a ser pensada toda uma estrutura que permite o tratamento adequado desses doentes através do trabalho de outros profissionais, sob responsabilidade dos intensivistas”, explicou.

Segundo o presidente da comissão de acompanhamento, em Portugal existem mais de 260 médicos especialistas em medicina intensiva e, nos últimos dias, o país já recebeu 144 ventiladores novos.

PUBLICIDADE

publicidade

“Podemos chegar a um ponto em que não temos recursos humanos suficientes para os recursos materiais que estamos neste momento a instalar”, admitiu João Gouveia, acrescentando que, à partida, já existe uma carência de medicina intensiva em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE