Região

Núcleo Museológico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais inaugurado hoje

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-09-2021

O Núcleo Museológico do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais (NMHCRP) foi hoje inaugurado, passando a estar aberto a visitas do público.

PUBLICIDADE

Durante a inauguração, Isabel Bento, presidente do Conselho de Diretivo do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais aludiu a perspetivas futuras, “o núcleo está em crescendo, está em progresso e não vai parar por aqui, porque há muitas mais memórias para partilhar”.  A responsável agradeceu à fundação japonesa Sasakawa, financiadora do projeto, à curadora e historiadora Cristina Nogueira, e ao professor e investigador Vitor Matos, da Universidade de Coimbra, pela “elevada qualidade” do trabalho desenvolvido por ambos na criação do NMHCRP.

Instalado na antiga e peculiar capela do hospital, o NMHCRP expõe mais de mil peças e testemunhos organizados em seis áreas temáticas, preservando a história da antiga Leprosaria Nacional. “É para nós uma obrigação cívica não deixar esquecer, não deixar apagar o passado, preservar aquelas memórias, libertando-as do esquecimento”, sublinhou Isabel Bento que considerou a exposição permanente uma homenagem aos doentes de Hansen e aos profissionais de saúde que os trataram.

PUBLICIDADE

publicidade

Presente na cerimónia através de vídeo-mensagem, o diretor executivo da Sasakawa Health Foundation, Takahiro Nanri, que esteve na Tocha, em 2014, em visita à antiga leprosaria, enalteceu o trabalho de criação do núcleo museológico, “um museu realmente maravilhoso, que oferece diferentes perspetivas sobre a história do Hospital Rovisco Pais. Acredito que pode abrir os olhos das pessoas e trazer a sabedoria para moldar uma sociedade mais inclusiva”, disse.

A visita é gratuita e acompanhada por um guia e deve ser agendada, mediante marcação prévia, através dos seguintes contacto telefónico 231440900 ou do email secretariado@roviscopais.min-saude.pt.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE