Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Nova via ajuda a melhorar o trânsito no IC2 em Anadia

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-12-2016

A Câmara Municipal de Anadia abriu ao trânsito, no passado dia 9 de dezembro, a nova via de acesso ao Colégio de Nossa Senhora da Assunção (CNSA) e ao Centro Social S. José de Cluny (CSSJC), em Famalicão, permitindo tornar mais simples e segura a circulação automóvel e pedonal nas imediações deste complexo escolar.

PUBLICIDADE

unnamed-15

As duas instituições são frequentadas por cerca de sete centenas de crianças e jovens, acompanhadas por uma centena de profissionais (docentes e não docentes), para além da comunidade religiosa que ali reside. A circulação na zona envolvente ao colégio há muito que se afigurava difícil, quer para os transportes coletivos quer para veículos particulares, cuja concentração, em horas de ponta, não só congestionava as ruas adjacentes ao complexo escolar, mas também as vias próximas, designadamente o IC2/EN1. As dificuldades decorrem do traçado estreito e sinuoso das ruas de Famalicão que, além de permitirem o acesso ao colégio e ao centro social, são cruciais no trânsito local, pois estabelecem a ligação ao IC2.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo arruamento, com uma extensão de 130m, apresenta uma faixa de rodagem com dois sentidos de circulação, uma zona de paragem, estacionamento e inversão do sentido de marcha (dimensionada para transportes públicos), estacionamento perpendicular à via, passeios largos e arborização em ambas as faces. Na sequência desta obra, procedeu-se à instalação de infraestruturas relacionadas com redes diversas (águas, energia, telecomunicações, …), e foram realizadas algumas melhorias na Rua da Carreira, onde a nova rua entronca.

Para a concretização deste projeto, há muito ambicionado pela população e por toda a comunidade educativa, foi fundamental a colaboração dos proprietários dos terrenos onde se construiu o arruamento, que assim contribuíram para a resolução de um problema que, diariamente, durante os períodos letivos, e não só, tornava complexa e perigosa a circulação de peões e de veículos em Famalicão, e congestionava o trânsito no IC2.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com