Nova Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade é professora no Miguel Torga

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-10-2017

Rosa Lopes Monteiro vai substituir Catarina Marcelino como secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, enquanto Carlos Miguel se manterá secretário de Estado das Autarquias Locais, de acordo com a página da Presidência da República.

PUBLICIDADE

Os novos secretários de Estado também tomarão posse no sábado de manhã, pelas 09:30, no Palácio de Belém, juntamente com os novos ministros da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira.

Estes dois secretários de Estado, até agora sob tutela do ministro Adjunto do primeiro-ministro, passam a ser tutelados, no caso da Igualdade, pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, e no caso das Autarquias, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

PUBLICIDADE

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro tinha sido nomeada em 2016 para exercer as funções de técnica especialista no gabinete do ministro Adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, que agora transita para ministro da Administração Interna.

Segundo a nota curricular então publicada em Diário da República, Rosa Lopes Monteiro nasceu em 20 de dezembro de 1972, licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 1995, e é docente do ensino superior há 20 anos, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, onde fez um mestrado em Família e Sistemas Sociais, em 2002.

PUBLICIDADE

publicidade

Doutorou-se em Sociologia do Estado, Direito e Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em 2011, tendo sido “aprovada com distinção e louvor por unanimidade”, com uma dissertação intitulada “Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses”.

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro  foi Vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013 e 2017.

O comunicado hoje divulgado no portal da Presidência da República na Internet refere que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou as propostas do primeiro-ministro de nomeação de quatros secretários de Estado.

Além de Rosa Lopes Monteiro e Carlos Miguel, tomarão posse no sábado, sob tutela do novo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, Artur Tavares Neves, como novo secretário de Estado da Proteção Civil, e Isabel Oneto, que continuará secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE