Coimbra

Nova ETAR em Penacova representa investimento de 800 mil euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-12-2019
Imagem figurativa

A estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Travanca do Mondego, um investimento aproximado de 800 mil euros, em Penacova, vai ser inaugurada na quinta-feira.

PUBLICIDADE

Presidida pela secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, a cerimónia de inauguração, marcada para as 11:30, foi mudada do local da ETAR para o salão nobre dos Paços do Concelho de Penacova, distrito de Coimbra, devido às condições climatéricas.

Face à previsão de “agravamento das condições meteorológicas a partir da tarde de hoje, com ventos que podem atingir os 100 quilómetros por hora”, aquela decisão foi tomada “por razões de segurança”, afirma em comunicado a administração da empresa Águas do Centro Litoral (AdCL).

PUBLICIDADE

publicidade

A estação de tratamento, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), “vem servir as populações de parte do lugar de Silveirinho”, na freguesia de São Pedro de Alva, e as de Covais, Lagares e Travanca do Mondego, na freguesia de Travanca do Mondego, com um total de 625 habitantes.

O presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, congratulou-se hoje com a entrada em funcionamento da nova infraestrutura.

PUBLICIDADE

Lamentando que a cobertura do concelho em termos de saneamento esteja “ainda abaixo de 50%” da população do município, o autarca do PS disse à agência Lusa que outras obras estão planeadas nesta área, como “a rede em baixa do Silveirinho, que será também servida pela ETAR de Travanca do Mondego”, cujos trabalhos deverão começar em 2020.

A inauguração de quinta-feira é relativa à “empreitada do subsistema de saneamento de Travanca do Mondego”, com execução do sistema de transporte, conceção e construção da ETAR, que incluiu a construção da estação de tratamento e da estação elevatória de águas residuais de Silveirinho, segundo a AdCL.

A obra foi adjudicada, em março de 2018, ao consórcio formado pelas empresas Cipriano Pereira de Carvalho e Filhos e OMS – Tratamento de Águas, estando a fiscalização a cargo da Rioboco.

Além da secretária de Estado do Ambiente, a cerimónia conta com a presença do autarca Humberto Oliveira, do presidente e da administradora da AdCL, Alexandre Oliveira Tavares e Filipa Alves, respetivamente, do administrador da Águas de Portugal, Cláudio de Jesus, e de representantes do POSEUR.

Na nota, a Águas do Centro Litoral afirma-se “empenhada no cumprimento dos seus compromissos para com os municípios, garantindo-lhes um serviço de qualidade em prol de um melhor ambiente”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE