Coimbra

Nova Cantina Amarela aberta até de madrugada!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-02-2017

O Magnifico Reitor mandou chamar a comunicação social para apresentar a nova Cantina Amarela. Que vai reabrir com “um novo tipo de oferta”. Que ainda não se pode ver. E a comunicação social foi. Foi o DC, foi o DB, foi o CP, foi o NDC ao evento que teve um acto na Casa das Caldeiras e outro no que pouco que ficou do antigo espaço de restauração da Oliveira Matos.

PUBLICIDADE

IMG_5613

Recordamos que o  uso intenso desta cantina desde a sua inauguração e a ausência de obras de manutenção “levaram a que atingisse um estado de degradação avançado, tendo a Universidade optado pelo seu encerramento parcial até à realização de obras”.

PUBLICIDADE

IMG_5641

Obras que estão a decorrer. Só não se sabe quando terminam. O Reitor não se quer comprometer com uma data, mas vai avançando que será no próximo ano lectivo. Certo é que na placa da obra se pode ler que a  mesma vai decorrer durante 6 meses, mas não se vê quando começou. Qualquer atraso, não será por causa da falta de dinheiro. A UC tem 0s 684 884, 00 Euros necessários para a cantina ficar como nova.

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_5685

Na vista ao espaço, devidamente protegidos, vimos que todo interior foi demolido, o que permitirá reorganizar o espaço, “alterando-o de forma a ser possível integrar o novo modelo de serviço de refeições que se pretende disponibilizar a toda a comunidade universitária”.

IMG_5658

Oferecer várias opções de refeição num só espaço e transformá-lo num local polivalente onde os estudantes possam desenvolver outras atividades são alguns dos objetivos da requalificação da Cantina Amarela, que vai ter televisão, mas só para momentos especiais.

Regina Bento salientou que é a concretização de um sonho que começou com a Dra Margarida Mano, a ex-vice-Reitora que agora é Deputada e fez questão de estar presente neste dia 13 de fevereiro.

IMG_5649

Um sonho que vai trazer grandes mais valias para os estudantes. Não é apenas uma cantina. Teremos o nosso sandwich bar e uma oferta vegetariana como já existiu na antiga Amarela. É um espaço para estar e conviver, garante a administradora dos SASUC.

Manuel Nogueira, a arquitecta responsável pela requalificação da Amarela, revela que esta vai ser mais uma cantina “um bocadinho diferente”.  Com várias ofertas. “Nada de refeições pesadas”. Um espaço onde os alunos se vão sentir em casa. Tudo novo. Incluindo elementos diferenciadores.  Com animação e espaço para a cultura. Até tem uma estante para quem quiser pegar num livro. E estará aberta até mais tarde…

O acesso à cantina passa a ser feito exclusivamente pela rua Oliveira Matos, através de uma área exterior que acolherá uma esplanada com 44 lugares de prolongamento da sala de refeições com 192 lugares sentados.

A renovação do espaço traduziu-se no “maior investimento em cantinas realizado pela Universidade de Coimbra (UC) nos últimos decénios”, é só dinheiro da Universidade, revelou o Reitor, João Gabriel Silva.

Reconhecendo que os hábitos dos estudantes vão mudando, o Reitor salienta que a nova Cantinha Amarela deverá ter uma utilização múltipla e continua e que estará aberta durante a madrugada.

O edifício da Cantina Amarela foi construído no início da década de 80, no logradouro do n.º 27 da Rua Oliveira Matos, edifício onde funcionavam os Serviços de Textos, à época, e onde atualmente funciona o Serviço de Alojamento dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC).

O edifício encontra-se na zona especial de proteção do conjunto arquitetónico constituído pelos edifícios da Associação Académica de Coimbra e Jardins, Teatro Académico de Gil Vicente e Cantinas da Universidade de Coimbra, classificado como imóvel de interesse público, pela Portaria n.º 78/2010 de 22 de Janeiro.

IMG_5684

ANTES

cantina1

DEPOIS

cantina3

ANTES cantina2

DEPOIScantina4

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE