Coimbra

Nova Câmara do Comércio Portugal – China toma posse em Condeixa

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-06-2020
 Amanhã, dia 10 de Junho, pelas 10.30 horas, realiza-se a Tomada de Posse dos Corpos Sociais da Câmara de Comércio Portugal-China, PME (CCPC-PME),  numa cerimónia que formaliza a estrutura constituída no início do mês de maio.
 O evento decorrerá no PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, na Quinta de S. Tomé, em Condeixa-a-Nova. Entre as diversas personalidades convidadas, destaque para a presença do presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a- Nova.
 
A recém criada Câmara do Comércio Portugal-China, PME  tem como destinatário o vasto campo das PME’s (Pequenas e Médias Empresas) interessadas em exportar e importar de e para a China.

Com sede na Vila de Condeixa-a-Nova,  a estrutura vai dispor de delegações em Lisboa e Porto e nas províncias chinesas de Henan, Hainan e Shangdong.

PUBLICIDADE

O Conselho Executivo da nova Câmara será presidido por Y Ping Chow (presidente da Liga dos Chineses em Portugal e representante da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado da Migração) e pelo Conselho Estratégico por Bian Fang (CEO do Bison Bank, entidade financeira de capital chinês que opera em Portugal).

Nas estruturas da organização constam nomes como Jorge Costa Oliveira (ex-secretário de Estado da Internacionalização), Jorge Portugal (ex-conselheiro do Presidente da República), António Gameiro (deputado do PS), Afonso Camões (administrador do grupo Global Media), Telmo Pinto (diretor executivo da Comunidade de Tâmega e Sousa), Júlio Pereira (Juiz-Conselheiro), José Cesário (deputado do PSD), Vitalino Canas (advogado e ex-deputado do PS), Montalvão Machado (advogado e ex-Secretário de Estado do PSD), Carlos Pinto (empresário e ex-autarca).

PUBLICIDADE

publicidade

A  CCPC-PME está já a trabalhar na criação de fundo de investimento para os sectores agroalimentar e do turismo, com um valor inicial de 10 milhões de euros, mas que futuramente pode chegar aos 30 milhões de euros. A sua criação está, no entanto, dependente da autorização do Banco de Portugal, mas se tudo correr dentro do previsto, o mesmo estará constituído até ao final do ano. 

Dos vários projectos  no horizonte,  a Câmara de Comércio Portugal-China,, PME. está também a trabalhar na criação da “Casa de Portugal” que visa ser uma das maiores plataformas de venda online e onde se pretende promover a produção nacional como o vinho, o azeite ou o mel, ou, no têxtil, o vestuário e o calçado, produtos também muito apreciados pelos chineses.

PUBLICIDADE

Y Ping Chow, presidente da CCPC-PME acredita que a Câmara de Comércio Portugal-China PME, criada em pleno contexto de crise pandémica é a parceira ideal para as pequenas e médias empresas portuguesas e chinesas que buscam a internacionalização.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE