Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Eventos

Nova associação de doentes nasce para divulgar o “ABC” do cancro da mama

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-10-2013

No mês em que se assinala o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, é lançada oficialmente a Associação para a Divulgação e Investigação do Cancro da Mama (ABC), que foi criada este ano com o objetivo principal de divulgar informação clínica e cientificamente suportada sobre cancro da mama, transformando-a numa linguagem clara e acessível para as mulheres com cancro da mama (em qualquer fase da doença), familiares e amigos, profissionais de saúde e população em geral.

PUBLICIDADE

A associação é formada por uma equipa multiprofissional com experiência na área da investigação e intervenção no cancro da mama. Conta já com um número significativo de associadas com cancro da mama, disponíveis para promover o aumento do conhecimento da doença na comunidade.

Neste momento, a “ABC” tem como principais desafios a construção de uma rede de mil associados, ser uma referência na divulgação de informação na área do cancro da mama em Portugal e apostar no desenvolvimento de informação e de conhecimento em áreas com maior necessidade, nomeadamente a nível psicossocial e da intervenção terapêutica no cancro da mama.

PUBLICIDADE

publicidade

As apresentadoras Adelaide de Sousa, Ana Galvão e Rita Ferro Rodrigues são as madrinhas desta nova associação e, como tal, estão profundamente empenhadas na sua divulgação. “O cancro da mama é uma patologia que afeta, todos os anos, milhares de mulheres em Portugal. Juntámo-nos à ABC porque sabemos que, desta forma, podemos contribuir não só para incentivar a prevenção desta doença, mas também apoiar todas as pessoas que estão a lutar contra o cancro da mama”.

Ivone Patrão, presidente da associação, avança que “este lançamento é o ponto de partida para uma rede de parcerias com universidades, mais concretamente o ISPA-IU – Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde e o do Instituto Superior Técnico – Instituto de Engenharia e Sistema de Computadores-I&D, com vista ao desenvolvimento de um projeto de informação à medida e de proximidade sobre o cancro da mama, obreast cancer spa (aplicação para smart phones). Na expectativa do alargamento da rede de parcerias, contamos desenvolver um conjunto de outras atividades com câmaras municipais, juntas de freguesia, centros de saúde e hospitais (e.g. ações de esclarecimento e de fornecimento de informação sobre a doença)”.

PUBLICIDADE

A “ABC” pode ser contactada através do email abc@abc-cancrodamama.pt e do atendimento telefónico na sede (217959168), a funcionar das 12h às 20h00. Para mais informação sobre a associação, visite o site www.abc-cancrodamama.pt.

O cancro da mama é a doença oncológica mais frequente nas mulheres. Existem 4500 novos casos por ano em Portugal, o que equivale a 11 casos por dia, quatro dos quais acabarão por ser mortais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com