Coimbra

Nós, Cidadãos! preocupado com futuro da Associação Académica de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-09-2018

 O  NÓS, Cidadãos! teme pelo futuro da Associação Académica de Coimbra.

PUBLICIDADE

Alexandre Amado, Presidente da AAC

Em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, o partido começa por recordar que “entre 15 de julho e 28 de agosto, Coimbra foi o palco da 4ª edição dos Jogos Europeus Universitários (EUG Coimbra 2018).

Lembra que para que tudo estivesse à altura, “Coimbra contou com cerca de 1.000 voluntários formados para o efeito e o Governo, Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra e Associação Académica de Coimbra despenderam cerca de 5 milhões de euros na reabilitação de espaços para a realização dos Jogos Europeus Universitários”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ora, diz o NÓS Cidadãos, “até aqui tudo esteve bem e o Município (sobretudo a sua atividade turística e comercial) e a Universidade de Coimbra beneficiaram, seguramente, com a organização e realização deste importante acontecimento e êxito internacional”.

Contudo, o partido NÓS, Cidadãos! teve conhecimento que a Universidade de Coimbra e a DG (Direção do Estádio Universitário) pretende agora cobrar às secções da Associação Académica de Coimbra um valor por utilização dos Pavilhões e para a ocupação do Estádio Universitário, sem que as secções recebam qualquer financiamento extra para fazer face a este custo, colocando em causa o desporto em Coimbra e até o desporto Universitário, especialmente o Andebol, pois a secção de Andebol é em Coimbra a única entidade com esta modalidade, a terceira modalidade mais praticada em todo o país.

PUBLICIDADE

Mais: só para as 12 equipas da secção de futebol puderem usar o espaço do Estádio Universitário, a referida associação terá de desembolsar mais de dois mil euros todos os meses à Universidade de Coimbra, salienta o partido liderado por Mendo Castro Henriques. 

Mas as importâncias/montantes a pagar pela utilização das infraestruturas a partir de agora não se ficam só pela modalidade do futebol: há também o basquetebol, o voleibol, futsal, hóquei em patins, o ténis e o andebol, cuja Direção da Secção da Associação Académica de Coimbra informou antes de ontem (12.09.2018), em comunicado, que «após profunda reflexão e avaliação da viabilidade financeira-desportiva, confrontada com a implementação da política desportiva da Universidade de Coimbra (UC), que considera serem as secções as responsáveis por assumir os custos de utilização dos espaços desportivos da UC» poderá amanhã demitir-se e entregar as “chaves” da secção à Direcção-Geral da AAC, frisa o NÓS Cidadãos.

Perante tudo isto, o partido NÓS, Cidadãos! alerta “para a grave situação que está ocorrer – e que pode comprometer o futuro – em termos desportivos das diversas modalidades, na capital da Região centro (Beira Litoral) do país, solicitar um célere desfecho conveniente para todas as partes, e também solidarizar-se com os atletas (e dirigentes) das diversas secções que diariamente treinam, competem e lutam pela manutenção das suas equipas e pela elevação e reconhecimento de um importante símbolo que é Coimbra e aquilo que esta cidade, o seu património cultural, histórico e os seus cidadãos representam”.

Notícias de Coimbra regista que o Reitor da Universidade de Coimbra e o Presidente da Associação Académica de Coimbra ainda não se pronunciaram sobre este “legado” dos Jogos Universitários em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE