Vamos

Noite de Encanto com Fado ao Centro no Porto

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-11-2016

Noite de Encanto, a primeira melodia apresentada pelo Fado Ao Centro na Casa da Música,  é um bom título para esta notícia sobre a actuação dos músicos e cantores de Coimbra na conceituada sala de espectáculos do Porto.

PUBLICIDADE

fado-ao-centro

Pode ser parecer um cliché, mas as magníficas vozes de João Nuno Farinha, Hugo Martins, Sérgio Pereira e José Branco, acompanhadas pelas espectaculares Guitarras Portuguesas de Luís Barroso, Hugo Gambóias e Nuno Viseu, as consagradas Violas de Luís Carlos Santos e Miguel Luís e o surpreendente Baixo de Luís Pedro Madeira, encantaram mesmo todos os que enfrentaram a chuva para lotarem um dos espaços da Casa da Música.

PUBLICIDADE

publicidade

fado-ao-centro-porto

Este encontro de diferentes gerações do Fado de Coimbra proporcionou uma noite mágica, numa simbiose perfeita entre os clássicos incontornáveis e os novos sons que desbravam caminhos apresentando novas composições e novos poetas.

PUBLICIDADE

A  ligação direta entre o passado, o presente e o futuro que se quer magnífico para a música foi bem visível e audivel quando foram apresentados os “antigos” Passarinho da Ribeira, Fado Hilário, Samaritana, Traz outro Amigo Também, Balada do 5º ano Juridico e Coimbra ou ou os “novos” Penélope e Maria.

Com a jovial apresentação de América Braga, esta viagem entre o passado e o presente passou por temas do século passado, pelos épicos Zeca e Góis, a renovação e as incontornáveis e sempre pedidas baladas de Coimbra.

Um dos super fãs do Fado Centro

Um dos muitos super fãs do Fado Centro

Este espectáculo é mais uma prova que Fado de Coimbra é cada vez mais  um bem patrimonial do mundo.

O concerto, onde a mítica Viola Toeira esteve em destaque, podia ter durando mais umas boas horas, que o público não arredaria pé, mas, como bem disse João Nuno Farinha, depois do emocionante encore estava na hora de apreciar uma Francesinha…no Capa Negra.

casa-da-musica

Notícias de Coimbra sabe que para dar resposta ao elevado número de solicitações de ingressos, o Fado ao Centro irá voltar a actuar na Casa da Música.

Entretanto, para 2017, Fado ao Centro vai editar o seu segundo CD E tem já agendados outros grandes concerto em Portugal e no estrangeiro.

O Fado ao Centro vai passar, por exemplo,  pelo  Teatro Baltazar Dias, no Funchal, com duas Grandes Noites do Fado de Coimbra, a 13 e 14 de Maio e o Centro Cultural de Belém, no dia 24 de Novembro, onde o Fado ao Centro apresentará o seu novo trabalho discográfico.

Estão também agendadas para o próximo ano várias digressões na Europa (França, Holanda, Alemanha, Áustria), África (Cabo Verde) e América do Norte (Canadá e EUA).

Veja a parte final do espectáculo:

(Transmitido em directo por smartphone, que não permite uma captação profissional)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE