Coimbra

Nem imagina quem vai ser entronizado pela Confraria dos Sabores de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-11-2018

No dia 10 (sábado), no Mosteiro de Santa Maria de Celas, vai decorrer o VIIº Capítulo da Confraria dos Sabores de Coimbra, sob invocação d´ “O Mondego na Lírica  Coimbrã”.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado a NDC, a confraria informa que “serão entronizados, pelo Grão Vizir Fernando Regateiro, novos confrades e homenageadas quatro personalidades  – de reconhecida entrega à cultura e à defesa do património – como confrades de honra: Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Maria José Azevedo, Professora universitária, Fado ao Centro, e António José Rebocho Christo, Diretor do Museu de Aveiro”.

Antes, pelas 10:30, o Coro Sinfónico Inês de Castro acompanhará uma celebração eucarística presidida pelo Reverendo Anselmo Gaspar –  logo seguida da sessão de boas-vindas dadas às confrarias e convidados, sob a égide de António M Fonseca, como representante da Irmandade do Mosteiro de Santa Maria de Celas, e da Cancelária Maria Preciosa Vale, da Confraria dos Sabores de Coimbra.

PUBLICIDADE

Segue-se uma alocução de Ribeiro Ferreira, sob o tema “O Mondego na Lírica Coimbrã” e o tema  “ O “dosse” nos conventos femininos no Séc VII” por Maria José Azevedo.

No final das cerimónias solenes, previsto para as 13:00, novos e antigos confrades da Confraria dos Sabores de Coimbra, assim como das confrarias convidadas, desfilarão até à Cruz de Celas, onde se procederá a um registo fotográfico, junto ao painel de azulejos do artista coimbrão Vasco Berardo.

PUBLICIDADE

publicidade

Pelas 13:30 “degustar-se-á um opíparo repasto”, com a colaboração do Chefe Paulo Queirós no Hotel D.Luís.

No final, haverá a entrega de uma oferta simbólica às confrarias presentes, seguindo-se um momento musical, com Canção de Coimbra, pelo grupo Fado ao Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE