Coimbra

NDC “testa” descapotável dos SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-04-2017

A CMC apresentou no dia 27 de abril dois novos miniautocarros de tração híbrida que adquiriu por 243 mil euros.

PUBLICIDADE

SMTUC8 Os veículos, da marca Mitsubishi Canter 7C15 HEV (Híbrido), foram fornecidos pela empresa Mobipeople, Lda. com sede em Coimbra.

Estes novos autocarros vão fazer a ligação “da Traição à Alegria pelo Botânico”  logo que que esteja concluído o pavimento do troço que atravessa o Jardim Botânico.

PUBLICIDADE

publicidade

 
Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, espera que os novos autocarros possam fazer a carreira “de sol a sol” ainda antes do verão.

PUBLICIDADE

A motorização destes veículos híbridos é composta por um motor Diesel 3.0 litros, com uma potência de 150cv, que ao nível da emissão de gases poluentes cumpre as normas ambientais EURO VI, e por um motor elétrico de 55cv, alimentado por baterias de iões de lítio de 270v/2Kwh. A propulsão híbrida proporciona uma diminuição de consumos e emissões poluentes comparativamente com uma viatura convencional, especialmente em meio urbano, como é o caso do uso previsto.smtuc

Estes veículos possuem uma lotação total de 35 lugares, dos quais 16 são sentados e um lugar reservado para passageiro em cadeira de rodas. Estão ainda preparados para funcionar numa vertente mais turística, com possibilidade de circularem descapotáveis. Nesse âmbito, dispõem de sistema sonoro, para difusão de informação de interesse em diversas línguas.

A opção pela mais ecológica tração híbrida foi tomada tendo em consideração o contexto ambiental do percurso a que serão afetos, no caso vertente a ligação “da Traição à Alegria pelo Botânico”.

smtuc5

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá ainda investir, durante o corrente ano, cerca de 418 mil euros na compra de sete novos miniautocarros Mercedes Sprinter 516 CDI de transporte de passageiros para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

As primeiras três unidades foram apresentadas hoje, estando ainda previsto, durante o corrente ano, a entrega das restantes 4 da mesma tipologia.

smtuc3

Saliente-se ainda que, além de mais modernas e confortáveis do que as unidades que fizeram parte da Ecovia, têm mais lugares sentados – 19 em vez de 16 – apesar de a lotação máxima apresentar os mesmos 22 lugares.

smtuc4

A renovação gradual da frota dos SMTUC, uma aposta clara do atual Executivo da CMC, é fundamental para a redução dos custos associados à manutenção da frota e exploração do sistema de transporte público. A mesma contribui para melhorar as despesas gerais dos SMTUC, proporcionando uma garantia adicional na fiabilidade dos equipamentos e uma melhoria em termos ambientais por se tratar de veículos com menos emissões. Em suma, uma oferta de transporte público de passageiros com mais qualidade.

No mandato do atual Executivo da CMC, o esforço de renovação da frota dos SMTUC traduziu-se num acréscimo de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário na ordem dos 3,3 milhões de euros.

Além dos cinco autocarros novos cuja compra aguarda visto do Tribunal de Contas, a lista inclui 10 autocarros usados,  5 autocarros novos, os 2 miniautocarros híbridos que hoje apresentamos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros que agora entram ao serviço e mais 4 miniautocarros cuja entrega se prevê até final de ano.

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se prioritária, uma vez que o contingente apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70 mil km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.

SMTUC 9

Notícias de Coimbra pediu para ir “dar uma volta” no Mitsubishi dos SMTUC. Rosa Reis Marques, líder da empresa de transporte municipais, teve a simpatia de satisfazer o nosso pedido. 

Em conjunto com os SMTUC, “idealizamos e inauguramos o circuito turístico Câmara Municipal de Coimbra – Universidade de Coimbra – Câmara Municipal de Coimbra, via AAC, pelo Papa”.

A viagem no confortável descapotável, ao pôr do sol, foi bastante rápida e agradável, pelo que recomendamos a utilização desta viatura, sobretudo no verão.

smtuc6

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE