Empresas

Navigator antecipa metas do Governo e quer atingir neutralidade carbónica até 2035

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-10-2019

 

PUBLICIDADE

A Navigator quer atingir a neutralidade carbónica até 2035, antecipando as metas de Bruxelas e do Governo português, tendo em marcha um plano que, só na componente industrial, implica um investimento de 160 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

“A nossa ideia é em 2035 sermos [neutros em emissões de dióxido de carbono – CO2]. Isto surge num contexto em que a Comissão Europeia declarou que, em 2050, a Europa queria ser neutra em emissões e o próprio Governo português anunciou um roteiro para [atingir] a neutralidade carbónica em 2050”, afirmou o presidente executivo da Navigator, João Castello Branco, em entrevista à Lusa.

Apesar de garantir que para a papeleira esta preocupação “já não é nova”, o responsável vincou que este é um “bom momento” para dar visibilidade aos esforços que a empresa tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos nesta área, podendo também incentivar outras empresas a seguir o mesmo caminho.

PUBLICIDADE

Neste sentido, a Navigator tem em marcha um plano para atingir a neutralidade carbónica entre 2022 e 2035 que, só na vertente industrial, implica um investimento de cerca de 160 milhões de euros, dos quais 55 milhões de euros já estão em curso, particularmente, na substituição de combustíveis fósseis por biomassa.

O plano prevê que a empresa atinja 100% de produção elétrica de base renovável, superior ao patamar de 70% onde atualmente se encontra.

“Para além da energia elétrica, também consumimos energia fóssil noutros processos industriais e vamos fazer um esforço para reduzir esse consumo, uma vez mais, procurando substituir por energia oriunda da biomassa”, acrescentou João Castello Branco.

Adicionalmente, “a fechar a equação”, a Navigator quer, na vertente florestal, aumentar a produtividade das áreas de produção de eucalipto e, com isso, absorver mais CO2, bem como trabalhar a produção de espécies autóctones.

“As florestas de crescimento rápido, como é o caso do eucalipto, são particularmente eficazes porque a cada 12 anos a árvore volta a crescer ou é replantada. Cresce de forma acelerada e absorve muito CO2 […]. São bastante mais eficientes do que as [florestas] de crescimento mais lento que, no fim do período de desenvolvimento, já praticamente não absorvem CO2”, assegurou à Lusa.

Porém, de acordo com o presidente executivo da Navigator, esta aposta na floresta implica uma gestão sustentável, com base nos “mais elevados” padrões.

Por outro lado, a papeleira está a “fazer um esforço grande” para compensar os produtores florestais independentes, aos quais compra madeira, para adotarem este tipo de práticas.

“Neste momento, cerca de 43% da madeira que nós compramos a produtores privados tem origem em florestas certificadas de acordo com estes ‘standards’ [padrões]. Se somarmos a parte que compramos a privados com o que fazemos dá 63% da nossa madeira de eucalipto que já está a ser produzida segundo as exigências de sustentabilidade”, ilustrou.

Castello Branco vincou ainda que a empresa orgulha-se de ser “particularmente preocupada” com as questões ambientais, sublinhando que tudo o que a Navigator faz, sendo de origem vegetal é, “por definição”, biodegradável e reciclável.

“Entre todos, temos a responsabilidade de deixar para as próximas gerações um planeta sustentável e, para a Navigator, este é um aspeto muito importante”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE