Vamos

Natal sem isto? Impossível. É obrigatório numa mesa portuguesa

Notícias de Coimbra | 9 minutos atrás em 09-12-2025

Imagem: depositphotos

O Natal chega sempre com família, tradições e, claro, aquela mesa tão farta que faz qualquer dieta entrar oficialmente de férias. Em Portugal, há sabores que são obrigatórios e que dão a cada consoada o encanto, e o peso no prato, típico desta quadra.

O Notícias de Coimbra reuniu os essenciais que não podem faltar, para garantir que a sua mesa está completa e deliciosa. E atenção! Não se esqueça de comprar tudo com antecedência….porque no dia “é ver quem chega primeiro às prateleiras”.

PUBLICIDADE

publicidade

A abrir as festividades, entram as estrelas da companhia: o camarão cozido e a sapateira, clássicos que fazem qualquer um acreditar que a mesa ainda vai ser leve (ou então não). A acompanhar, não devem faltar os patês, a tábua de queijos, os enchidos e o inconfundível queijo da Serra com doce de abóbora, sempre bem servido com mini tostas.

PUBLICIDADE

Para completar, os fritos que “ninguém quer comer…mas toda a gente come”, rissóis, croquetes e bolinhos de bacalhau, que desaparecem mais depressa do que se fritam.

Nos pratos principais, o rei mantém-se o mesmo: o bacalhau, sempre presente como manda a tradição, seja cozido, assado no forno ou em versão espiritual.

Para variar a mesa e agradar a todos, o peru no forno é uma aposta segura, mesmo que seja comprado “só para dar aquele ar de abundância”. Já o polvo, apreciado por muitos nesta época, é ideal para quem gosta de sentir o sabor do mar nesta noite fria de Natal.

E depois…chega a parte mais perigosa: os doces. A mesa de sobremesas é sempre uma tentação impossível de ignorar, e há clássicos que nunca podem faltar. Falamos de rabanadas, fatias douradas, sonhos e filhós, acompanhados do reconfortante arroz doce, da cremosa aletria, do tronco de Natal, dos irresistíveis fios de ovos e da tradicional lampreia de ovos.

E porque uma mesa só fica completa com os reis da festa, não pode sair do supermercado sem o bolo-rei, o bolo-rainha ou a opção mais consensual entre quem prefere evitar polémicas com as frutas cristalizadas ou os secos: o bolo de chocolate.

Agora sim, com esta lista, não tem como faltar nada.

Veja agora, a galeria que preparámos para si com as delícias obrigatórias que tem de ter na sua mesa de Natal. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE