Vamos

Natal em Coimbra com programação diversificada em quatro espaços da Baixa

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 15-11-2022

A Baixa de Coimbra vai acolher mais de 60 atividades durante três semanas de programação natalícia, em quatro espaços estratégicos, num investimento de 31.170 euros.

PUBLICIDADE

O evento designado “Baixa Natal 22: No Coração da Cidade”, decorre de 01 a 23 de dezembro, com uma programação diversificada, que pretende dinamizar a Praça do Comércio, a Praça 8 de Maio, o Mercado Municipal D. Pedro V e o Largo da Freiria.

São “cerca de 20 associações culturais e que vão desenvolver cerca de 60 atividades”, disse hoje, na conferência de imprensa de apresentação do programa, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca aproveitou a ocasião para comparar o investimento feito este ano com o ano de 2019, já que 2020 e 2021 foram anos atípicos.

José Manuel Silva referiu que em 2019 foram gastos com esta festividade 83.700 euros, e que este ano, a autarquia vai gastar apenas 31.170 euros.

PUBLICIDADE

“É menos de metade, do que foi a despesa no ano comparável [ano de 2019], sem deixarmos de dar um grande impacto às festividades”, sublinhou.

Trata-se de uma coorganização do Município de Coimbra, do Mercado Municipal D. Pedro V, da União de Freguesias de Coimbra (UFC) e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), contando com a parceria de várias entidades, nomeadamente, a Associação Cultural Jazz ao Centro Clube (JACC) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

A oferta cultural é dirigida a todos os públicos, procurando envolver a população local e os visitantes, num ambiente festivo e acolhedor, que fomente a “fruição de gente nas ruas e a valorização do comércio local”.

A Praça do Comércio vai acolher a Feira de Artesanato Urbano no dia 03 de dezembro, o espetáculo noturno de dança “O Baile dos Candeeiros”, o Mercado de Natal de 08 a 23 de dezembro, e ainda um conjunto de ‘ateliers’ permanentes para crianças e a casa do Pai Natal.

Já a Praça 8 de Maio vai acolher várias iniciativas na área de música, com concertos, para além da Praça, que vão do Átrio e ao Salão Nobre dos Paços do Município e à Igreja de Santa Cruz.

O Mercado Municipal D. Pedro V vai ter um espetáculo de poesia a que se vai associar uma prova de vinhos, uma sessão de cinema infantil, um concerto de ‘jazz’, assim como um espetáculo de Natal criado pela Filarmónica União Taveirense e uma “Noite Branca” com DJ.

De acordo com a autarquia, o Palco Rádio Baixa, instalado no Largo da Freiria, é o espaço da música alternativa e independente nesta programação.

A ideia é “dar visibilidade aos DJ de Coimbra e apontar aos espaços de nicho, envolvendo-os, à sua escala, no espírito natalício”.

Estão ainda previstas arruadas, com animação itinerante, duas visitas orientadas, diversas oficinas, promovidas pela Associação Há Baixa, e uma programação de férias escolares, dirigida ao público infantojuvenil, nos diferentes núcleos do Museu Municipal de Coimbra e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

As atividades dirigidas ao público infantojuvenil, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, vão decorrer também em espaços municipais, sujeitas a inscrição prévia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE