Cidade

Não Te Prives!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-02-2014

A associação Não Te Prives, de Coimbra, vai espalhar pela cidade 200 cartazes com fotografias de casais do mesmo sexo a darem um beijo, numa forma de mostrar que o afeto “não se esgota no casal heterossexual”.

PUBLICIDADE

Logo pela manhã de sexta-feira, vão estar “espalhados por Coimbra” cartazes com um beijo “que não reproduz o modelo dominante das representações do Dia de São Valentim”, de modo a que a cidade “amanheça menos heteronormativa”, explicou Ana Cristina Santos, presidente da associação que luta pela defesa de direitos sexuais.

A campanha, que se vem repetindo ao longo dos anos, surge “na necessidade de se olhar para o namoro e para o amor de forma desassombrada e inclusiva”, contou Ana Cristina Santos, frisando que a campanha procura mostrar que “a diversidade de modelos de afeto e relacionais é real”.

PUBLICIDADE

A presidente da Não Te Prives afirmou à agência Lusa que “a discriminação, a falta de modelos de diversidade ou a perseguição com base na orientação sexual” não se combate apenas com “leis justas e inclusivas”, mas com uma “mudança cultural”.

Para Ana Cristina Santos, os cartazes vão “gerar discussão e reação” e é isso que a própria campanha procura, “porque daí pode nascer um debate, uma conversa de café – uma oportunidade para se refletir”.

PUBLICIDADE

publicidade

A campanha contou com 20 voluntários, surgindo apenas oito – dois casais de mulheres e dois casais de homens – nos cartazes que estarão espalhados pela cidade.

Ana Cristina Santos enalteceu ainda a participação de “pessoas heterossexuais a darem beijos a pessoas do mesmo sexo. Foi fascinante”.

Para além dos cartazes, serão também distribuídos gratuitamente “mil marca-páginas, porque a cultura é uma fonte de conhecimento e uma forma de abertura de horizontes”, explanou.

A associação Não Te Prives foi criada em 2002 e, para além de trabalhar nos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero), luta também pelos direitos das mulheres.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE