Coimbra

“Não há médicos para salvar os SMTUC”. Metade da frota não anda nem desanda (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-01-2023

Mais de metade da frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) está parada. De acordo com o presidente da Comissão de Trabalhadores,”na semana passada estavam mais de 80 autocarros imobilizados”, garantindo que “é inadmissível trabalhar nestas condições”.

PUBLICIDADE

“Parece que estamos todos os dias em plenário, já evitamos fazer greve, porque a própria Administração está a fazê-la com a imobilização de mais de metade da frota”, salienta Carlos Cristina.

“Os SMTUC estão no IPO de Coimbra com um cancro grave e não sabem quando morrem e não há médicos para os salvar”, ironiza.

PUBLICIDADE

Na última reunião entre a Administração e a Comissão de Trabalhadores dos SMTUC foi dito que “não há mecânicos, não há eletricistas” e por isso mais de metade dos autocarros estão parados. Carlos Cristina adianta que “na próxima semana será emitido um comunicado à população e à imprensa para informar que a situação que se vive não é da responsabilidade dos trabalhadores, até porque querem trabalhar e não têm autocarros”.

A administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra “opta por colocar autocarros onde há escolas”, sublinha, referindo que os autocarros “não chegam” para todas as carreiras.

PUBLICIDADE

publicidade

E são várias  as queixas dos utentes dos Transportes Urbanos de Coimbra.

Silvino Couceiro disse na manhã desta quarta-feira, ao NDC, enquanto esperava à Beira Rio pelo nº 21 que liga Coimbra a Arzila, que “o serviço é péssimo, chove dentro dos autocarros, para não falar dos atrasos diários”.

Noutro ponto da cidade, junto aos Hospitais da Universidade de Coimbra, Hermínia Antunes referiu que “cada vez há menos carreiras e a periferia da cidade é a que está a ser a mais prejudicada”.

Joaquim Inácio é utilizador diário dos Transportes Urbanos de Coimbra, também se queixa que cada vez estão piores. “Os atrasos são constantes”.

Isabel Esmeralda é de Vale Figueiras e sente-se lesada, fala que “há muitas carreiras que não são feitas”.

Para Maria Silvestre, residente em São Martinho do Bispo, os atrasos registam-se mais ao início da manhã e ao final da tarde. “Este serviço nos últimos tempos tem sido realmente insuportável”.

Os SMTUC contam com cerca de 150 viaturas, mas cerca de metade da frota não sai das instalações na Guarda inglesa.

A Câmara de Coimbra, instada a comentar o problema, afirma que “à data de hoje, encontram-se imobilizados 68 autocarros standard e 8 miniautocarros”.

A autarquia afirma que  “importa salientar que a frota dos SMTUC está muito envelhecida, pois conta com idade média próxima de 16 anos, fruto do abandono do plano de renovação da frota nos últimos anos”.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE