Coimbra

Não caia nisso!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-06-2018

 No próximo dia 22 de junho, pelas 14:30 terá lugar no auditório do pólo HUC-CHUC uma sessão de esclarecimento, aberta à população em geral, sobre prevenção de quedas, uma organização conjunta do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e do Grupo de Estudos de Ortopedia Geriátrica da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.

PUBLICIDADE

Mais do que tratar “simples fracturas”, a melhor atitude é mesmo prevenir a queda. As quedas são um problema importante para as pessoas idosas e suas famílias, não só pela frequência com que ocorrem, mas particularmente pelas consequências físicas, psicológicas e sociais.

PUBLICIDADE

As estatísticas revelam que 30% dos idosos já caiu alguma vez, 5 a 10% dessas quedas causam lesões graves com risco de morte e 28% das mortes de pessoas idosas acontecem por consequência directa de queda.

Com o envelhecimento o corpo sofre várias alterações, entre elas o aumento da fragilidade óssea, tornando os ossos menos resistentes e sujeitos a fracturas como consequência de quedas, com grande impacto na qualidade de vida e autonomia da pessoa idosa, podendo até, conduzir à morte!  

PUBLICIDADE

A par do envelhecimento músculo-esquelético, muitos outros órgãos e sistemas apresentam diversas patologias, consideradas próprias da idade, como sejam: alteração da visão, do equilíbrio, doenças degenerativas do sistema nervoso central, entre outras. Todas estas patologias representam consideráveis factores de risco para as quedas.

Por outro lado, também sabemos que uma experiência adversa vai desencadear o medo de voltar a cair, desenvolvendo assim uma atitude defensiva, com uma actividade diária cada vez menor, adoptando estilos de vida mais sedentários o que leva a atrofia muscular dos vários segmentos do esqueleto, diminuição da mobilidade articular e da resistência óssea, aumentando o risco de novas quedas e fracturas, com grande compromisso da qualidade de vida.

O aumento da esperança de vida acarreta uma série de condições que,  de uma forma adversa, pode contribuir para retirar qualidade de vida a muitos dos que perduram para além das médias estatísticas.

Esta campanha de sensibilização,  “NÃO CAIA NISSO”, pretende alertar a população para os cuidados a ter no sentido de evitar as quedas nos grupos etários mais avançados. Este alerta é dirigido não só para os doentes de risco como para os cuidadores e familiares, dando conta não só das vantagens que a prevenção das quedas constitui para a melhoria da qualidade de vida do doente e de todos os envolvidos mas, também, para a diminuição dos gastos em saúde.  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE