Seja bem-vindo às Nações Unidas na Universidade de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-08-2017

Entre 1 e 4 de setembro, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC) vai ser palco da 1ª Simulação Internacional das Nações Unidas no meio universitário em Portugal (UCIMUN – University of Coimbra International Model United Nations).

PUBLICIDADE

IMG_4284

A iniciativa, que vai trazer a Coimbra uma centena de jovens provenientes de todo o mundo, é organizada pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais (NERIFE/AAC) e Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC).

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo de quatro dias, os jovens vão encarnar o papel de um diplomata e debater algumas das temáticas mais prementes do mundo atual.

Um Model United Nations «é uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) em que cada participante representa o diplomata de um país num determinado Comité. Este é um modelo praticado por vários estudantes universitários do mundo mas em Portugal tem parca expressão, algo que pretendemos inverter. Queremos fomentar o debate e a abertura de Sociedades de Debates nos mais diversos polos académicos no território nacional», explicam Diogo Videira e Diogo Rodeiro, estudantes da UC e responsáveis pela organização do UCIMUN.

PUBLICIDADE

Existem duas formas de participação neste evento, Delegates e Chairs. Os Delegates debatem as temáticas escolhidas para cada Comité e os Chairs coordenam o debate dos mesmos.

Os Comités selecionados para o UCIMUN são: Security Council (UNSC),World Bank (WB), Food and Agriculture Organization (FAO), Disarmement and International Security Council (DISEC) e Crisis Committee (powered by SAMGarde Ciber Security, o principal patrocinador deste MUN), estimulando a diversidade temática a todos os que desejem participar.

A iniciativa tem como parceiros a Universidade de Coimbra através dos Serviços de Ação Social (SASUC), Faculdade de Direito (FDUC) e Faculdade de Economia (FEUC), Presidência da República, Assembleia da República, Ministério dos Negócios Estrangeiros/Instituto Diplomático, Associação Académica de Coimbra (AAC), Conselho Nacional de Debate Universitário (CNADU) e vários Núcleos de Estudantes de Relações Internacionais/Ciência Política, entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE