Coimbra

Música nos hospitais de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-02-2022

No hospital pede-se silêncio, mas esta sexta-feira, dia Mundial do Doente, ouviu-se música nas consultas externas de todos os polos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Alunos do Conservatório juntaram-se ao Gabinete de Humanização Hospitalar e surpreenderam quem se deslocou às unidades de saúde. 

PUBLICIDADE

Nas consultas externas do Hospital da Universidade de Coimbra soaram violinos e flauta. Um quarteto de estudantes do Conservatório de Música da cidade deu um pequeno concerto, durante a manhã, para alegria de quem por ali passou. “Adorei, adorei. Estava encantada, gosto muito de música clássica”, disse ao NDC uma das pessoas na fila para as consultas. “Deviam fazer mais vezes”, garantiu antes de correr apressada para o elevador que a havia de levar à consulta de Oftalmologia.

“É entusiasmante e educativo. É uma aprendizagem significativa. É importante que os nossos alunos saiam das paredes do Conservatório e venham para a comunidade”, disse ao NDC António Devesa, diretor do Conservatório de Música de Coimbra (CMC).

PUBLICIDADE

publicidade

Além do polo central do CHUC, houve música nos Covões, nas duas maternidades e no Hospital Sobral Cid. Os concertos foram uma das iniciativas organizadas pelo Gabinete de Humanização Hospitalar (GHH) para assinalar o Dia Mundial do Doente, data instituída precisamente há 30 anos pelo Papa João Paulo II. Houve também a entrega de um cartão a todos os doentes internados, com uma mensagem alusiva à data e um outro cartão em branco para recolher as sugestões de melhoria dos cuidados. 

“Consideramos que cada vida é única irrepetível e tem uma dignidade que é absolutamente incondicional”, afirmou ao NDC Sílvia Monteiro, do GHH. “Colocar a pessoa doente no centro e promover cuidados de saúde de forma integral”, mas também “cuidar de quem cuida” e “mudar a cultura da instituição, incentivando o sentido de pertença”, são alguns dos objetivos da unidade, criada na sequência do projeto H2 – Humanizar o Hospital, criado em 2018.

PUBLICIDADE

Ainda esta sexta-feira os doentes foram brindados com um almoço “melhorado” embora “adaptado à sua condição clínica” e realizou-se a sessão “Mais literacia em saúde, melhor acesso aos cuidados”.

Veja o direto NDC com o quarteto que atuou no Hospital da Universidade de Coimbra: 

Veja o direto NDC com Sílvia Monteiro, do Gabinete de Humanização Hospitalar:

Veja o direto NDC com António Devesa, do Conservatório de Música de Coimbra:

Veja o direto NDC com utentes surpreendidos com os concertos:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE