Vamos

Museus Machado de Castro e de Conímbriga têm nova liderança

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-02-2021

A Direção-Geral do Património Cultural anunciou hoje os primeiros resultados dos concursos internacionais para as direções de museus em Coimbra e Condeixa.

PUBLICIDADE

Foi anunciada a historiadora e professora Lurdes Craveiro para a liderança do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e do arqueólogo e investigador Vítor Dias para a direção do Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa.

Atualmente, o Museu Machado de Castro tem na direção Ana Alcoforadado e, o Museu Monográfico de Conímbriga é dirigido por José Ruivo.

PUBLICIDADE

Quando o novo regime jurídico de autonomia de gestão dos museus entrou em vigor, em junho de 2019, mais de metade dos diretores dos museus e monumentos da DGPC ficaram em regime de substituição, a aguardar concurso.

No quadro do novo regime, os diretores passam a ser recrutados através de concursos públicos, entre candidatos com vínculo ou sem vínculo à administração pública, em Portugal ou no estrangeiro, para comissões de serviço de três anos, com a limitação máxima de dez anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Até agora, o regime era de três anos, sem limite de renovação, com seleção feita através da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE