Exposições

Museu PO.RO.S reúne 60 artistas de diversos países no 2º Salão Internacional de Arte

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-06-2019

O Museu PO.RO.S Portugal Romano, em Condeixa-a-Nova, inaugura hoje o 2.º Salão Internacional de Arte, que junta, até 13 de julho, obras de mais de 60 artistas de diversos países, entre eles a portuguesa Anit.

PUBLICIDADE

A exposição é comissariada por Martine Allart-Boquet, artista plástica e curadora de diversas exposições internacionais, nomeadamente em França, na Bélgica, em Espanha e Portugal.

“Considerada uma ‘embaixadora das artes e da francofonia’, Martine Allart-Boquet selecionou um conjunto de obras e de artistas que refletem a união na diversidade, em prol da paz e das expressões individuais, daí resultando uma “exposição de artes plásticas de diferentes tendências e disciplinas”, refere o Museu na apresentação da mostra.

PUBLICIDADE

publicidade

A direção do PO.RO.S. garante que a exposição vai afirmar o Museu “como um lugar de cultura e de diversidade”, e revela que o I Salão Internacional de Arte, que decorreu em junho de 2018, registou a entrada de perto de 400 visitantes.

Inaugurado em Condeixa-a-Nova, em maio de 2017, o PO.RO.S – Portugal Romano é um espaço museológico que permite ao visitante “experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana”, ajudando a recriar o modo de vida da vizinha Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal.

PUBLICIDADE

No primeiro ano de funcionamento, o museu recebeu mais de 22 mil visitantes, “afirmando-se como um importante recurso complementar” a uma visita às vizinhas ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de inovadores sistemas multimédia.

Esta polivalência valeu-lhe a nomeação para os prémios ‘Heritage in Motion 2018′, atribuídos conjuntamente pela Academia Europeia de Museus, Europa Nostra e Europeana.

O Museu Portugal Romano em Sicó foi também distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o primeiro prémio na categoria de ‘Aplicação de Gestão e Multimédia’.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE