Museu Machado de Castro quer avançar com construção de auditório

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-01-2018

A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) candidatou a fundos comunitários a construção do auditório da Igreja de São João de Almedina, integrada no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, informou a diretora do museu.

PUBLICIDADE

machado de castro

A intervenção, de quase um milhão de euros, prevê criar um auditório com capacidade para 180 a 200 pessoas na Igreja de São João de Almedina, que faz parte do Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), disse hoje à agência Lusa a diretora do museu, Ana Alcoforado.

PUBLICIDADE

O auditório já estava previsto aquando da requalificação do museu, cujo novo edifício foi inaugurado em 2012, contando com projeto de arquitetura de Gonçalo Byrne, que também já tinha sido o responsável pela nova estrutura, explicou Ana Alcoforado.

A Igreja de São João de Almedina serviu de reserva para as coleções do museu, estando a ser concluída a desocupação da estrutura, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

“Aguardamos o resultado da candidatura para podermos concluir o projeto [de requalificação]. O auditório permite ter algumas valências muito importantes para nós, não apenas como sala de concertos – visto que tem uma excelente acústica -, mas também para criar dinâmicas com a comunidade, com congressos e debates”, frisou a diretora do MNMC.

De acordo com Ana Alcoforado, com a intervenção, a Alta ganharia “um espaço com uma identidade forte e que, de alguma forma, ia ajudar à programação na cidade, sobretudo no centro histórico”.

A igreja tem “um altar-mor muito interessante, tipicamente barroco, em talha dourada”, sendo que os traços vão ser mantidos, criando um espaço “versátil”, que pode albergar eventos culturais, como peças de teatro ou concertos.

“É um espaço com identidade, num local qualificado, o que enriquece as atividades que lá se realizem”, sublinhou, referindo que há também o objetivo de trabalhar em conjunto com a própria universidade para a dinamização de conferências e debates.

Em 2017, o Machado de Castro foi visitado por 108 mil pessoas (menos 2% do que em 2016).

De acordo com Ana Alcoforado, a manutenção do número de visitantes de 2016 foi “excelente”, visto que esse ano foi excecional, face à celebração dos 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel – ano em que se registou um aumento de 43% do número de visitas.

A diretora do MNMC frisa ainda que se tem registado um aumento de turistas a visitar o museu, sendo que em 2017 os estrangeiros representaram quase 60% das visitas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE