Vamos

Museu Municipal de Coimbra com atividades nas férias de Páscoa

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-04-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra organiza  iniciativas para crianças em idade pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, assim como a centros de Atividades de Tempos Livres nas férias da Páscoa.

PUBLICIDADE

O objetivo, segundo o município revela em nota de Imprensa enviada ao Notícias de Coimbra, consiste em “proporcionar o contacto de proximidade com a Arte e a História, envolvendo o público infantojuvenil em diferentes experiências proporcionadas nos núcleos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, vão decorrer quatro oficinas temáticas”.

A primeira oficina, dedicada à “Primavera”, é já amanhã, sábado, , dia 9 de abril, integrada no projeto “Sábados no Museu Municipal de Coimbra”. A ação pretende celebrar a chegada da Primavera tendo como ponto de partida o conjunto de aves da “Vista Alegre”, da Coleção Telo de Morais. Dirigida a crianças dos 4 aos 8 anos de idade (acompanhadas por adultos), vão decorrer duas sessões – às 10h30 e às 14h30 – no Edifício Chiado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na semana seguinte, nos dias 12, 13 e 14 de abril, a programação integra outras três oficinas: “À descoberta das obras da Coleção Telo de Morais: Localiza e identifica!”, “Regresso ao Passado” e “Cioga, Esnoga, Sinagoga!”, que decorrem, respetivamente, no Edifício Chiado, na Torre de Almedina e no Edifício da Inquisição.

No núcleo museológico do Edifício Chiado, partindo da descoberta da exposição “Missão Sem Título” e tendo como suporte as plantas do equipamento municipal, os participantes vão serdesafiados a localizar e a identificar as obras que despertaram os “Agentes Secretos” a criar os seus trabalhos. A oficina “À descoberta das obras da Coleção Telo de Morais: Localiza e identifica!” tem como público-alvo crianças dos 3 aos 12 anos e acontece de terça a quinta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

PUBLICIDADE

Já a oficina “Regresso ao Passado”, que terá lugar na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, propõe aos participantes uma viagem que percorre mil anos de história, a qual vai permitir descobrir mais sobre a cidade medieval de Coimbra. É um passeio no tempo e na história da cidade, que está disponível para crianças dos 6 aos 12 anos, de terça a quinta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00.

O mais recente núcleo museológico do Museu Municipal – o Edifício da Inquisição – localizado no Pátio da Inquisição, acolhe a oficina “Cioga, Esnoga, Sinagoga!”, que pretende desconstruir estas três palavras incitando os mais novos a investigar sobre a sua origem, apoiados na visita acompanhada à exposição “Judeus de Coimbra” ali instalada. Esta oficina é dirigida a crianças dos 3 aos 12 anos e pode ser frequentada de terça a quinta-feira, das 14h00 às 16h00.

Os interessados em participar em qualquer uma das oficinas propostas deverão proceder a uma inscrição prévia, gratuita, através do e-mail  ou do telefone (239840754).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE