Museu do Rabaçal mostra “Sítio Arqueológico de São Simão – Um importante achado archeológico”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-04-2018

Está patente no Museu do Rabaçal, até ao próximo dia 31 de Maio, a exposição temporária “Sítio Arqueológico de São Simão – Um importante achado archeológico”.  Inaugurada em abril do ano passado, a exposição já recebeu mais de 9 mil visitantes numa mostra que reúne centenas de artefactos arqueológicos.

PUBLICIDADE

A exposição mostra, pela primeira vez, os materiais mais representativos encontrados durante as escavações, anteriormente apresentados em conferências e em ambiente académico, mas nunca expostos para o grande público.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo é expor as investigações e os trabalhos realizados com os diferentes objetos encontrados e demonstrar toda a potencialidade do Sítio Arqueológico de São Simão.

Em torno desta ideia central, são apresentados dois temas principais. O primeiro tema visa a contextualização histórica, geográfica e arquitetónica da Villa romana de São Simão, onde aludimos aos materiais da época descobertos no decorrer das escavações e, onde é possível encontrar diversos elementos relacionados com arquitetura da área urbana (mosaicos, revestimentos parietais e cerâmica de construção), assim como objetos de cerâmica utilitária, moedas e, ainda, elementos metálicos. Todos estes objetos foram alvo de intervenção de conservação e restauro no Museu da Villa romana do Rabaçal. 

PUBLICIDADE


O segundo grande tema dá-nos a conhecer a Necrópole do Séc. XV, o seu enquadramento histórico e as características antropológicas da população local à época. Neste espaço apresentamos algum espólio osteológico associado à Necrópole, localizada no Sitio Arqueológico de São Simão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE