Museu da Ciência promove ciclo de conferências sobre o Iluminismo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-01-2018

No ano em que a Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo é presidida pela Universidade de Coimbra (UC), o Museu da Ciência organiza um ciclo de conferências dedicadas ao iluminismo.

PUBLICIDADE

museu da ciência

A primeira realiza-se na próxima quarta-feira, 17 de janeiro, às 17 horas, na Sala Gonçalves Guimarães do Museu da Ciência da UC.

PUBLICIDADE

publicidade

Subordinada ao tema “José Monteiro da Rocha (1734-1819) e a institucionalização da ciência em Portugal”, a conferência é proferida por Fernando Figueiredo, Doutor em História da Matemática pela Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

Como cientista, académico, administrador e legislador, Monteiro da Rocha elevou a instituição universitária ao mais alto nível, contribuindo, de forma decisiva, para a modernização e internacionalização de novos saberes e competências.

PUBLICIDADE

A diretora do Museu da Ciência, Carlota Simões, salienta que a «Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra de 1772, conduzida pelo Marquês de Pombal, transformou o ensino nesta instituição, criando para o ensino experimental das ciências o Laboratório Químico, o Gabinete de Física Experimental, o Museu de História Natural, o Jardim Botânico e o Observatório Astronómico.»

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE