Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Museu da Ciência da UC inaugura exposição temporária

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 25-07-2013

A Universidade de Coimbra (UC) teve um papel importante no estabelecimento de contactos entre a Europa e a China e centralizou muito do conhecimento sobre o Oriente que se foi agregando a partir do século XVI. Alguns dos mais significativos traços materiais que testemunham a história de 500 anos de relações entre Portugal e a China estão reunidos na exposição “Do Sul ao Sol – A Universidade de Coimbra e a China”, organizada em três núcleos temáticos: Encontro, Ciência e Cultura. A inauguração da exposição realiza-se no dia 26 de julho, sexta-feira, pelas 15h30, no Museu da Ciência da UC.

PUBLICIDADE

O “Encontro” entre Portugal e a China é assinalado pela chegada do explorador Jorge Álvares à Ilha de Linting, em 1513. A cultura e o território chineses foram documentados por diversos historiadores, cartógrafos e missionários, deixando sólido rasto na literatura e na historiografia portuguesas. “Do Sul ao Sol” mostra um notável conjunto de documentos e objetos pertencentes às coleções da Universidade de Coimbra que testemunham o encontro entre o Ocidente e o Oriente.

Coimbra e o intercâmbio científico com a China é também uma das temáticas da exposição “Do Sul ao Sol”. Diversos e importantes matemáticos e astrónomos jesuítas europeus passaram pelo Colégio conimbricense antes de partirem em missão para o Oriente, com Coimbra a ter um papel fundamental na formação académica destes missionários.

PUBLICIDADE

publicidade

A influência chinesa no gosto e na cultura material está igualmente presente na exposição; o intercâmbio cultural com a China promoveu novos usos e costumes, causando alterações no gosto e na estética em Portugal e na Europa. Os portugueses divulgaram o chá e importaram produtos como a porcelana, a seda, o arroz, a laranja-doce e as plantas medicinais. A Universidade de Coimbra reuniu, no século XIX, uma notável coleção de produtos provenientes de Macau que são representativos deste intercâmbio cultural.

A exposição “Do Sul ao Sol – A Universidade de Coimbra e a China” está patente no Museu da Ciência da UC até ao dia 27 de outubro de 2013.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com