Coimbra

Muro da Maternidade Daniel de Matos desaba (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-10-2021

A Maternidade Daniel de Matos, que integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), está a ser alvo de uma intervenção de urgência devido a um muro de suporte que estava a ruir.

PUBLICIDADE

Um dos muros que sustentam o terreno onde está implantada a maternidade, fundada em 1911, estava a desabar, o que obrigou à realização de “obras inadiáveis de reparação”, confirmou ao Notícias de Coimbra (NDC) a diretora do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia do CHUC, Teresa Almeida Santos. A estrutura em questão que confina com a Azinhaga do Cidral, perpendicular à Rua Miguel Torga, desmoronou-se.

O NDC pediu ao CHUC um esclarecimento sobre o facto de ter sido retirada do parque da maternidade uma tenda que servia para abrigar os acompanhantes das grávidas, que devido às regras impostas na unidade de saúde na sequência da Covid-19, estão impedidos de entrar no edifício principal. “A tenda que esteve instalada na Maternidade Daniel de Matos (MDM) foi retirada, temporariamente, para permitir a passagem de máquinas de grande dimensão para realizar obras inadiáveis de reparação do muro de suporte que estava a ruir, obras que ainda não terminaram, tendo sido já solicitada a colocação de nova tenda, logo que possível”, pode ler-se na resposta enviada pelo Gabinete de Comunicação do CHUC e que cita Teresa Almeida Santos.

PUBLICIDADE

Esta obra, que se encontra a decorrer, vem a público uma semana depois de ter sido anunciada a construção da nova maternidade no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde atualmente existe um parque de estacionamento. A intervenção, anunciada em conferência de imprensa conjunta da autarquia e dos CHUC, deverá estar concluída em 2024 e terá um custo de 44 milhões de euros.

O NDC esteve na MDM onde confirmou a intervenção e a edificação de um muro novo em substituição do que ruiu.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo com o direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE