Municípios de Portugal e Espanha querem alargar cooperação a outros países

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-06-2017

Representantes dos municípios de Portugal e Espanha, que hoje pela primeira vez se reuniram em Coimbra, admitiram alargar a cooperação e intercâmbio que vão promover entre si aos outros países do sul da Europa.

PUBLICIDADE

unnamed (30)

“Esta experiência, este trabalho, esta troca de informação e intercâmbio, esta cooperação [entre os municípios de Portugal e de Espanha], poderá ser progressivamente alargada” aos países do sul da Europa, disse o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há problemas [no sul da Europa] que são comuns” a Portugal e Espanha, salientou Manuel Machado, que falava, numa conferência de imprensa, ao princípio da tarde de hoje, em Coimbra, depois de ter participado numa “encontro inédito” de representantes dos municípios da península Ibérica.

“Em conjunto, podemos ter uma voz mais forte em Bruxelas”, para negociar com a União Europeia, defendeu Abel Caballero, presidente da Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), que também participou na conferência de imprensa.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente da FEMP e alcaide de Vigo, “a Europa do sul é distinta da do norte”.

“Somos o anti-Brexit, queremos uma Europa unida”, afirmou Abel Caballero, sustentando que “o século XXI é o ciclo do poder local”.

ibérica

Os representantes dos municípios de Portugal e de Espanha acordaram, na reunião de hoje, no Convento São Francisco, em Coimbra, promover ações de intercâmbio e cooperação, designadamente em relação à aplicação de fundos europeus e à criação de infraestruturas de interesse para os dois países.

Nesse sentido, os autarcas decidiram criar quatro grupos de trabalho em torno daqueles objetivos, cujas primeiras conclusões deverão estar prontas dentro de “um curto espaço de tempo”.

Criação de grandes infraestruturas, particularmente vias de comunicação, desenvolvimento territorial das zonas transfronteiriças, cooperação nas áreas do comércio, do turismo e da cultura e atribuição e aplicação de fundos europeus, sobretudo no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, a vigorar a partir de 2020, são os assuntos considerados prioritários e que começarão a ser tratados pelos quatro grupos de trabalho.

Além dos presidentes da ANMP e da FEMP, participaram no encontro membros do Conselho Diretivo da Associação portuguesa e, pela delegação espanhola, presidentes de províncias, membros da Junta de Governo da Federação, autarcas e os vice-presidentes do Conselho de Municípios e Regiões da Europa, e europeu de Cidades e Governos Locais Unidos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE