Coimbra

Municípios combatem espécies invasoras na Serra do Buçaco

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-06-2018

 Mealhada, Mortágua e Penacova assinaram hoje com a empresa de papel The Navigator Company um compromisso destinado a combater a proliferação de espécies invasoras (acácias) na serra do Buçaco, aproveitando esta biomassa como fonte de energia.

PUBLICIDADE

O Compromisso do Buçaco, como foi designado, tem o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O compromisso passa pelo corte das espécies invasoras “e a recuperação enquanto área florestal de proteção, enquadrada numa paisagem mais vasta de florestas produtivas de pinheiros e eucaliptos”.

PUBLICIDADE

As acácias cortadas e outra vegetação serão depois queimadas na Central de Biomassa que a Navigator mantém um funcionamento em Cacia (Aveiro), que fornece energia elétrica à rede pública.

“As acácias serão transformadas em segundos de energia”, refere o representante da Navigator, revelando que as centrais de biomassa de Setúbal, Figueira da Foz e Cacia fornecem cinco por centro da energia elétrica disponível em Portugal.

PUBLICIDADE

A Serra do Buçaco é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude, que abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova, e na sua extensão contém a Mata Nacional do Buçaco, o conjunto de moinhos de vento de Portela da Oliveira, o santuário da Senhora do Monte Alto e parte da Livraria do Mondego.

Já a Mata Nacional do Bussaco, com 105 hectares e cerca de cinco quilómetros de perímetro, é atualmente Monumento Nacional. “Classificada por botânicos como um dos melhores arboretos da Europa e por poetas como o altar da natureza, a Mata tem no interior dos seus muros construídos pelos Carmelitas Descalços, cerca de 700 espécies de árvores, exóticas e indígenas”, revelou o presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Gravato.

O responsável da FMB considerou o compromisso como sendo “de extrema importância” e mais um bom exemplo do reforço da intermunicipalidade entre Mealhada, Mortágua e Penacova.

Os três municípios têm, nos últimos anos, reforçado a colaboração, sobretudo na proteção da serra, na exploração de trilhos turísticos e no combate aos incêndios florestais. Fruto dessa colaboração é a recente criação de uma equipa de sapadores florestais para prevenir incêndios na área da serra do Buçaco.

A FMB, pelo seu lado, mantém um combate permanente às espécies invasoras no âmbito do Projeto BRIGHT – Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats, cofinanciado pela Comissão Europeia através do Programa LIFE+Natureza e Diversidade.

“A Mata Nacional do Buçaco é a única Floresta Pública certificada em Portugal, estando integrada nos esquemas de Certificação Florestal PEFC e FSC, desenvolvendo um trabalho em parceria com a FSC Portugal, CELPA e UNIMADEIRAS.

No momento atual, decorre também uma candidatura a Património Cultural da Humanidade da UNESCO, fazendo já parte da Lista Indicativa elencada e homologada pelo Embaixador da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, Mário Cabral, resumiu António Gravato.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE