Região

Município vai assinalar os 895 anos da doação do Castelo de Soure aos Templários

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-03-2023

A 19 de março, assinala-se a doação do Castelo de Soure à Ordem dos Templários por D. Teresa (1128). Os parceiros Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ e a Associação Thomar Honoris, e também a Next Solution – Agência de Design e Comunicação, aliam-se ao Município de Soure para mais uma viagem na história.

PUBLICIDADE

A iniciativa terá início com o hastear da bandeira no castelo templário de Soure, e, ao longo de todo o dia, contará com a mostra dos ofícios, recriação histórica, esgrima e danças medievais, e ainda com a participação do comércio local na promoção dos produtos endógenos.

Na rubrica “À conversa com…”, pode contar-se com nomes sonantes na temática das Ordens do Templo e de Cristo, como Paula Pinto Costa (Professora Investigadora CITCEM e Diretora FLUP), Joana Lencart (Investigadora FLUP/CITCEM) e José Manuel Anes (Antropólogo e Escritor), com abertura do presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes.

PUBLICIDADE

Nesta edição, a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, o Museu Ordem dos Templários (MOT) e o Município de Soure, têm a honra de lançar a primeira edição do livro “A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo na Obra de Pedro Álvares Seco no Século XVI”, da autoria da Doutora Joana Lencart, edição Zéfiro.
O documento inédito resulta da tese de Doutoramento da autora, realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e reúne informação histórica credível e rigorosa resultante da sua dedicação aos estudos medievais, nomeadamente às Ordens Militares do Templo e de Cristo.

O presente trabalho de investigação contribui, assim, para alargar o conhecimento não só do leitor em geral, mas também de historiadores e profissionais de informação turística, do património e da cultura. A obra conta com a apresentação da Professora Doutora Paula Pinto Costa, também investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) e Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito da sua estratégia de afirmação, recentemente, durante a sua participação na BTL 2023, o Município de Soure assinou o Protocolo de Colaboração e adesão ao Projeto “Rota dos Templários Portugal”, que visa a valorização dos territórios e das comunidades de herança templária, procurando melhorar a experiência de visitação, de modo a captar a procura turística.

A importância histórica, cultural e militar que Soure representa para o tema “Templários” é inegável, motivo pelo qual a Autarquia tem procurado investir na promoção do território e da temática templária, com a dinamização de várias atividades e iniciativas culturais, potenciando o turismo nacional e internacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE