Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Município de Penacova fomenta boas práticas ambientais

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-11-2016

 

PUBLICIDADE

Os jovens participantes puderam participar em tarefas como a pesagem e separação dos resíduos de embalagens e também de desperdícios alimentares, algumas das ações de sensibilização que o Município de Penacova, em colaboração com a Escola Básica de Penacova (EB1), desenvolveu a propósito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu até ao dia 27 de novembro.

unnamed

PUBLICIDADE

publicidade

Como explica João Azadinho, vice-presidente do Município de Penacova, “para além da vertente pedagógica, esta iniciativa pretendeu também integrar uma componente científica, ligando-se às atividades curriculares da EB1 de Penacova. Uma das ações, por exemplo, levou os alunos a identificar as quantidades de embalagens descartadas na Escola, acrescentando-lhes saber e ao mesmo tempo, passar uma mensagem de consciencialização ambiental de grande importância”. Este objetivo fomentou a participação ativa dos alunos, levando-os a fazer a quantificação, pesagem e separação das embalagens, uma atividade inovadora com bastante significado pedagógico.

unnamed-4

PUBLICIDADE

A iniciativa abrangeu também temas como a compostagem, tendo para tal sido realizada uma conversão dos resíduos biodegradáveis (cascas de fruta e vegetais; folhas; papel de cozinha) em fertilizante natural (composto) através da instalação de um compostor na Escola EB1 Penacova. Para assinalar o momento, foi plantada uma árvore ao lado do compostor, fomentando assim, a ligação dos alunos à natureza.

Durante o dia foram elaboradas outras experiências pedagógicas, como a decomposição de cascas de maçã e papel húmido na terra, com o objetivo de se assistir, ao longo do tempo à “reciclagem natural” da matéria biodegradável. Em consequência, os alunos irão, ao longo do tempo, aperceber-se que o plástico não é decomposto pela terra, permanecendo muito tempo sem sofrer qualquer alteração visível.

Humberto Oliveira, presidente do Município, mostra-se bastante satisfeito com a resposta dada em Penacova no empenho e contributo para a ligação do ensino à formação ambiental, promovendo as boas práticas nas Escolas, através da separação dos resíduos e prevenção de desperdícios alimentares. De tal forma que estas atividades e outras similares irão decorrer em todo o concelho penacovense em 2017 e 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com