Coimbra

Município de Montemor promove sorrisos de saúde aos idosos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 19-09-2016

A deputada à Assembleia da República, Elza Pais, esteve hoje em Montemor-o-Velho numa ação que centrou a atenção para a área social do concelho. Um convite, nas palavras da deputada, “absolutamente irrecusável” por parte de um “presidente de Câmara extraordinário, um homem de visão”.

PUBLICIDADE

unnamed-3

A deputada do PS eleita pelo círculo de Coimbra esteve, de manhã, a visitar três Instituições de Solidariedade Social (IPSS’s) concelhias, a Associação Fernão Mendes Pinto, a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho e a Casa do Povo de Arazede, no sentido de fazer um levantamento das principais dificuldades e preocupações das instituições. “Cabe-me valorizar o meu distrito e tudo farei para que se reconheça justamente o trabalho que diariamente aqui se realiza em prol das populações, desde os jovens aos idosos”, salientou.

PUBLICIDADE

publicidade

Visivelmente orgulhoso, Emílio Torrão afirmou ser “um dia muito importante para o concelho de Montemor-o-Velho” não apenas por ter a “amiga do concelho”, Elza Pais, em Montemor, “uma pessoa que me inspira e dá estímulo para continuar a pugnar por esta área tão importante que é a intervenção social”, mas também por dar o pontapé de saída a um projeto que promete “cumprir e revolucionar a nossa missão social na comunidade” e que tem “uma madrinha muito especial”.

unnamed-4

PUBLICIDADE

 

“É motivo de grande honra e orgulho ser madrinha deste Programa de Apoio Geração Sénior – PAGER”, revelou a deputada, afiançando estar disponível para “desenvolver todos os esforços e diligências necessárias para que estes projetos cheguem a bom porto.” Afirmando que “a terceira idade é das áreas mais desafiantes que os governos hoje têm que enfrentar”, Elza Pais acrescentou que o facto da população estar “cada vez mais envelhecida é um sinal de desenvolvimento, e para que esse desenvolvimento seja consequente com o aumento da longevidade temos de acautelar uma vida com qualidade e integração. Daí que nos devamos bater e preocupar com o envelhecimento ativo e com saúde.”

“Esta é uma nova dimensão para um trabalho de acompanhamento de proximidade que temos vindo a desenvolver”, revelou Emílio Torrão na cerimónia oficial de apresentação pública do PAGER e assinatura do protocolo com a ARS do Centro.

O presidente da Câmara montemorense explanou que, apesar das “técnicas da Autarquia já acompanharem, na área social, cerca de 40 famílias” e da Unidade de Cuidados à Comunidade (UCC) de Montemor-o-Velho visitar esporadicamente algumas famílias “muito por carolice do enfermeiro Artur Simões e da sua equipa”, este programa é a “institucionalização de uma colaboração que já existe no âmbito da população sénior e que agora subiu mais um degrau”. Apesar das dificuldades financeiras que a Autarquia enfrenta, Emílio Torrão garantiu não abdicar “de dar mais saúde aos meus munícipes” e foi o primeiro a dar os meios – de transporte e de diagnóstico – para “desenvolver uma relação de proximidade ao nível da saúde com a comunidade sénior mais necessitada do concelho”.

unnamed-5

 

Tendo como mote “Sorrisos ao Domicílio”, o PAGER surgiu, de acordo com o enfermeiro Artur Simões, “da necessidade de atuar na comunidade sénior, uma vez que os apoios a nível de saúde não chegam a todos os idosos”. Esta parceria entre o Município de Montemor-o-Velho, a UCC de Montemor-o-Velho e o programa CLDS 3G iMontemor3G, pretende contrariar o isolamento dos idosos e os perigos que daí advêm, principalmente ao nível da saúde dos idosos, e garantir uma maior e melhor acessibilidade aos cuidados de saúde e de apoio social. Neste sentido, o PAGER vai começar por acompanhar em permanência 10 famílias residentes no concelho de Montemor que estejam em situação de dependência funcional sem apoio institucional ou familiar, dois a três dias por semana.

Regozijando-se por “este programa integrado de saúde social de proximidade”, José Tereso, presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, reforçou que “estas parcerias são muito importantes para fazer face à realidade do envelhecimento populacional e representam um grande desafio”.

Elogiando “a equipa da UCC de Montemor que mesmo sem meios já acompanha no terreno famílias”, José Tereso agradeceu à Autarquia a “sensibilidade para celebrar este protocolo de colaboração e desenvolver esta iniciativa”.

A visita de Elza Pais terminou com um encontro com os membros do Conselho Local de Ação Social onde, para além de cada parceiro do CLAS ter dado a conhecer os projetos, necessidades e desafios que enfrenta, se discutiu a intervenção social no concelho de Montemor-o-Velho.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE