Coimbra

Município de Condeixa adquire obra do pintor Chorro Manaia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-10-2015

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova adquiriu recentemente um quadro do pintor condeixense Chorro Manaia que passou a integrar o espólio cultural do município.

PUBLICIDADE

manaia

A obra “Rio do Cais” (óleo à espátula sobre tela) retrata o ribeiro que atravessa a Praça da República, em Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao adquirir esta obra, a autarquia pretende, assim, contibuir para a promoção e reforço de obras artísticas da autoria de reconhecidos autores condeixenses.

O pintor espatulista Chorro Manaia nasceu a 3 de Março de 1950 em Condeixa-a-Nova. Na adolescência frequentou a casa de família do pintor “Topi” (António Pimentel), onde travou conhecimento com algumas obras deste pintor, na altura já radicado em Paris.

Em 1976, passa a residir na cidade de Viseu, onde vem a conhecer o pintor “Albert” (A. Caetano), que lhe ensina no seu atelier as técnicas e conhecimentos das diversas formas de pintura.

PUBLICIDADE

De regresso a Coimbra, vem anos mais tarde a travar conhecimento e amizade com o Mestre Pedro Olayo (filho). É, pois, este o mestre que lhe ensina o mundo maravilhoso da pintura a espátula e lhe incute o gosto pelo estudo e investigação permanente.

Para além de Chorro Manaia, a Câmara de Condeixa possui no seu espólio obras de outros pintores como Manuel Filipe ou António Pimentel.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE