Coimbra

Município de Coimbra e instituições sociais assinam protocolo para criar Equipa Municipal de Mediação Intercultural

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-04-2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra  (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião da próxima quinta-feira, uma proposta de celebração de acordos de parceria com as instituições intervenientes no Projeto Mediadores Municipais e Interculturais, ao qual o Município de Coimbra se candidatou ao abrigo do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

PUBLICIDADE

O projeto, que terá a duração de 36 meses, prevê a constituição de uma Equipa Municipal de Mediação Intercultural, que facilite a integração das comunidades migrantes e das comunidades ciganas no concelho, em que a CM Coimbra será líder de uma parceria com o Centro de Acolhimento João Paulo II e o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.º 10 – CASPAE 10.

PUBLICIDADE

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido juntos dos munícipes residentes nos bairros municipais, bem como com as comunidades migrantes e comunidades ciganas, a CM Coimbra submeteu uma candidatura ao Projeto Mediadores Municipais e Interculturais, que foi aprovada pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP, por delegação de competências da autoridade de gestão do POISE. Um projeto que prevê a constituição de uma Equipa Municipal de Mediação Intercultural, que facilite a integração das referidas comunidades no concelho.

Essa equipa será liderada pela CMC, a quem cabe a coordenação local do projeto, a dinamização da atividade dos elementos da equipa e a gestão técnica, organizacional e financeira, mas tem outros dois parceiros: o Centro de Acolhimento João Paulo II e o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.º 10 – CASPAE 10.

PUBLICIDADE

publicidade

O executivo municipal irá, então, na sua próxima reunião, avaliar e aprovar, os acordos de parceria que são necessários celebrar com essas entidades para a criação da referida equipa e consequente implementação da operação no concelho de Coimbra.

A operação do Projeto Mediadores Municipais e Interculturais tem um investimento total e elegível de 344.808,89 euros e uma comparticipação de 85% por parte do Fundo Social Europeu, no valor de 293.087,21 euros.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE