Coimbra

Município de Coimbra apoia Quebra Jazz Fest 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-06-2019

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã, a atribuição de um apoio pontual, no valor de 4000 euros, e a isenção de taxas municipais, no valor de 1158,75, à Associação Cultural Quebra Costas, para a realização da oitava edição do festival Quebra Jazz Fest 2019.

PUBLICIDADE

O evento, que é já uma referência cultural na cidade de Coimbra e tem vindo a conquistar cada vez mais notoriedade, vai decorrer de 19 de junho a 31 de agosto, em vésperas de feriado, sextas-feiras e sábados, das 22h00 às 24h00, nas escadas do Quebra Costas. O contrabaixista Carlos Bica e a fadista Cristina Branco, que irá atuar a convite do trio Paulo Bandeira, são dois dos destaques do programa do festival, onde volta a atuar Salvador Sobral.

O festival Quebra Jazz Fest é, atualmente, uma referência cultural na cidade e a sua notoriedade tem vindo sempre a crescer, o que é visível pela forte adesão do público. Um festival que se realizou pela primeira vez em 2012, e que tem vindo a ganhar protagonismo, estando agora integrado na Associação Cultural Quebra Costas, criada em 2017, com o objetivo de congregar e unificar numa única instituição todos os elementos que contribuem para a organização de alguns eventos que dinamizam a zona envolvente às Escadas do Quebra Costas. Esta é uma zona com uma forte identidade e simbologia muito particular, uma vez que se situa na parte de Coimbra antiga e é um ponto de passagem obrigatório entre a Alta e a Universidade – elevadas a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO – e a Baixa.

PUBLICIDADE

O festival tem-se tornado um evento popular, tanto ao nível do aumento do número de espectadores como, também, da notoriedade no meio jazzístico nacional, não só por privilegiar os músicos portugueses, que em termos de qualidade “rivalizam” com qualquer músico internacional, como também pela garantia de serem bem-recebidos e tocarem num local absolutamente único, de beleza histórica, o qual combina na perfeição com a harmonia do espaço urbano, a acústica e o público. Por tudo isto, este é um espaço que se tem revelado de excelência para o jazz e coloca Coimbra na lista dos locais preferidos para atuações dos melhores músicos nacionais.

A gratuitidade dos espetáculos é uma das vertentes que possibilita o acesso do público a alguns dos melhores músicos portugueses, sendo, também, uma mais-valia para o comércio local, para os residentes, pela animação que o evento proporciona, e para os turistas que visitam Coimbra.

PUBLICIDADE

Este ano o festival conta com a participação de 14 coletivos, que protagonizarão 25 concertos. O programa do Quebra Jazz Fest 2019 pode ser consultado na página oficial do Facebook do evento, em www.facebook.com/quebrajazz/.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE