Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Município de Coimbra apoia funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e 1.º ciclo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-12-2018

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e  votar, na sua reunião de sexta-feira, uma proposta de apoio financeiro ao funcionamento dos estabelecimentos de educação do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública referente às “Telecomunicações” e ao “Material didático e de apoio ao funcionamento”, bem como a autorização de transferência dos montantes definidos no Plano de Ação Social Escolar para o apoio a atividades de complemento curricular, tais como visitas de estudo.

PUBLICIDADE

A proposta pressupõe um apoio global de 203.100 euros, referente ao ano letivo de 2018/2019.

PUBLICIDADE

publicidade

A verba, que será entregue aos seis Agrupamentos de Escolas do concelho, destina-se especificamente às telecomunicações, equipamento e material didático utilizado nos estabelecimentos e à comparticipação das visitas de estudo realizadas pelos alunos da educação pré-escolar e do 1.º CEB da rede pública concelhia, num total de 4791 crianças (932 do pré-escolar e 3859 do 1º CEB).

A autarquia propõe-se, assim, a suportar o custo médio do telefone, que se fixa em 14,5 euros/mês, e do acesso à internet, de 21 euros/mês, dos jardins-de-infância e escolas do 1.º CEB da rede pública, num total de 19.926 euros para as telecomunicações. Um montante que, tal como os outros, será distribuído pelos seis Agrupamentos de Escola do concelho.

PUBLICIDADE

Já relativamente à comparticipação financeira das despesas com o material didático e o equipamento de apoio ao funcionamento do pré-escolar e do 1º CEB, a proposta tem em conta o número de crianças de cada estabelecimento e cifra-se no montante global de 87.354 euros para o ano letivo 2018/2019. Uma verba que é calculada tendo em conta o valor anual fixado para cada aluno, de 18 euros, sendo que no caso de alunos que integrem Centros de Apoio à Aprendizagem duplica (36 euros).

No que diz respeito ao apoio às atividades de complemento curricular dos 4791 alunos do pré-escolar e do 1.º CEB da rede pública concelhia, que se integra no Plano de Ação Social Escolar para este ano letivo, está previsto um apoio no valor global de 95.820 euros. O montante destina-se a garantir as visitas de estudo a todos os alunos do pré-escolar e o 1.º CEB da rede pública concelhia, atividade que a CM Coimbra considera ser “uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a aquisição de conhecimentos através da interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade”, lê-se na informação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com