Coimbra

Município de Cantanhede distinguido pelo prémio “Goby – O que come o peixe”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-06-2020

No Dia Mundial dos Oceanos e no ano em que o Município de Cantanhede vai hastear pelo 30.º ano consecutivo o galardão da Bandeira Azul na Praia da Tocha, a edilidade recebeu também o certificado de implementação na Praia da Tocha desta iniciativa “Goby—o que come o peixe?”, que permitiu a Portugal receber o terceiro lugar no concurso de Boas Práticas promovido pela Blue Flag e pela Foundation For Environmental Education, na temática Poluição.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

A boa prática nacional distinguida pelo Júri do Concurso foi “Goby—o que come o peixe?”, uma estrutura construída com ferro e redes, implementada nas praias dos Município de Cantanhede, Município de Alcobaça e Município de Tavira, com o objetivo de “ajudar a ter uma praia mais limpa e alertar para o problema da poluição nos oceanos e nas praias”, sobretudo a questão relacionada com os plásticos de utilização única. 

Os utentes da praia eram também incentivados a recolher o plástico do areal para “alimentar” o Goby. Estes animais foram criados no âmbito da iniciativa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Peixe Goby foi desenvolvido pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, tendo a estrutura sido construída por Paulo Delgado e João Gonçalves, cujo envolvimento foi determinante. Este projeto insere-se no vasto leque de iniciativas promovidas em parceria entre a Associação de Moradores da Praia da Tocha, A Junta de Freguesia da Tocha e o Município de Cantanhede e que engloba muitas outras entidades.

A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul felicitou o Município de Cantanhede pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental das zonas marinhas e costeiras, onde esta ação é apenas uma das muitas iniciativas.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, sobre esta matéria, referiu que “cada vez mais estamos conscientes de que esta aposta na Educação Ambiental e Protecção dos Ecossistemas Marinhos, assim como na sensibilização das pessoas para um estilo de vida ecológico, é fundamental para preservarmos os oceanos e conseguirmos manter a qualidade da Praia da Tocha, justificando o galardão Bandeira Azul”

O autarca sublinhou ainda que “este é um bom exemplo do vasto trabalho desenvolvido pelas múltiplas entidades parceiras que colaboram nesta candidatura da Bandeira Azul, e a importância da proatividade de cada um parceiro, nomeadamente da Associação de Moradores da Praia da Tocha que não se cansa de procurar e implementar iniciativas inovadoras com esta do Goby”.

Este certificado, concluiu o autarca, “é a confirmação do bom caminho que tem vindo a ser trilhado, da importância das parcerias, e de que só assim, com todos poderemos continuar a traçar linhas e metas ambiciosas para esta praia de eleição que é a Praia da Tocha”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE